CÃES EM PISCINAS – DICAS E CUIDADOS NA HORA DA DIVERSÃO

2019-06-21 16:17:14
mar2019
caesempiscinas-blog

Nadar é um hábito bastante saudável para os animais. Algumas raças gostam mais da água, como o Golden Retrievers, o Labrador e o cocker spaniel, e acabam se divertindo muito com uma piscina por perto. A natação beneficia o sistema respiratório e muscular do cão, além de ser um ótimo exercício para controle de peso e obesidade animal.

Levar seu cão para nadar além de proporcionar uma atividade física é um momento de lazer e estímulo mental. A maioria dos filhotes parecem saber nadar já de berço. Porém, algumas raças simplesmente não conseguem pelas características corporais, como é o caso do Pug, Buldogue Francês e Inglês, Basset Hound, Chow Chow, dentre ouras. Mas podem haver exceções.

Se o seu cão nunca nadou antes você precisa ter paciência para que ele se sinta confortável dentro da água. Comece apenas molhando as patas e mostrando que ali é um lugar seguro. Leve-o na parte rasa com você, ou faça andar ao seu lado. Os coletes de natação específico para cães podem ser uma boa opção. Uma dica excelente é ter a companhia de um outro cachorro que já está acostumado com piscinas.

Além disso alguns outros cuidados devem ser levados em consideração para manter o cachorro longe de riscos e assegurar a saúde da família.

Ter certeza que seu cão não está doente é importantíssimo, faça uma visita ao veterinário. Cães só devem brincar na piscina se estiverem totalmente saudáveis. Com a vacinação e a vermifugação em dias o acesso é liberado!

Piscinas de PVC correm o risco de sofrerem cortes ou furos, por isso, mantenha as unhas do seu cachorro aparadas para evitar acidentes. Piscinas de alvenaria e fibra são as mais indicadas.

A água da piscina pode causar irritação na pele e nos olhos dos cães, enxague seu pet depois de brincar e lembre-se de secar bem as orelhas para evitar o surgimento de otites.

A piscina deve ter uma maneira fácil do cão entrar e sair com segurança sem a ajuda de humanos. As escadas são as melhores opções, embora haja no mercado algumas plataformas próprias que facilitam a locomoção.

Assim como crianças, nunca deixe um cão na piscina sem supervisão de um humano adulto. Evite quedas acidentais com a proteção específica para piscinas, cercados ou capas apropriadas.

Terminou a brincadeira? Lembre-se de cuidar de sua piscina após uma nadada. Use a peneira para retirar os pelos, faça o controle do pH e também do nível de cloro.

Seu cão ama brincar na piscina? Conta tudo pra gente! Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre saúde e comportamento animal.