GATOS – CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS

2022-08-31 14:57:22
mar2019
gatoscuidados-blog

Gatos são bichos de estimação com comportamentos e personalidades singulares. Eles são tranquilos, mas bastante curiosos, tentam explorar ao máximo o território onde vivem. É por isso que existem alguns cuidados especiais para quem tem gatos ou pretende ter, a fim de proporcionar uma vida segura e de qualidade para eles. A expectativa média de vida de um gato é de 12 a 15 anos, mas criado de forma ideal, pode chegar a viver até 30 anos.

Vamos entender as principais características dos gatos e os cuidados necessários:

Características

Gatos não são como os cães, o comportamento das duas espécies é completamente diferente e possuem cada uma sua particularidade.

O gato é um felino carnívoro e existe cerca de 50 raças de gatos domésticos no mundo, porém 80% pertencem à raça comum europeia, com variações na cor vermelha, preta, branca, bicolor e tricolor.

Quanto à escolha do sexo, machos e fêmeas têm as mesmas características, apesar dos machos serem mais independentes, a castração atenua as diferenças.

Eles adoram janelas e sacadas, por isso, se viverem em apartamento precisarão de telas e cuidado extra.

Outra característica importante dos felinos é seu gosto por passeios longos, a possibilidade de se distanciar sem os tutores pode resultar em doenças, acidentes, maus-tratos por terceiros e até mesmo morte.

Os gatos possuem o hábito de enterrarem as próprias fezes, sendo assim, aquela caixinha de areia destinada às suas necessidades é indispensável e precisa ser limpa diariamente.

Eles também adoram arranhar as coisas, por essa razão, quem tem gatos deve ter como item essencial um arranhador, evitando que usem os móveis de casa.

Os gatos podem ter carrapato, mas é um fato nada comum comparado ao cães, mas têm pulgas. Para eliminá-las é necessário o uso de produtos específicos neles e na área onde costumam ficar.

Saúde

Os felinos têm tendências a uma série de complicações específicas ao longo de suas vidas. As doenças de gatos mais habituais somam problemas bastante incômodos, que devem ser prevenidos e tratados de maneira adequada. São as mais comuns:

– Doenças relacionadas às funções respiratórias;

– Insuficiência renal crônica;

– Doenças no trato urinário;

– Verminoses;

– Retroviroses;

– Micoplasmoses;

– Intoxicações;

– Doenças intestinais;

– Linfomas alimentares;

– Hepatopatias.

Castração

A castração traz muitos benefícios para os gatos. Muitas doenças podem ser transmitidas nas brigas ou acasalamentos, com a perda do interesse sexual, os gatos acabam se afastando de brigas, que geralmente acontecem por disputa entre parceiros.

Outra vantagem é que uma fêmea castrada diminui em quase 100% a chance de contrair tumores mamários, além de evitar tumores uterinos e infecções. Os machos castrados também se beneficiam com a castração.

Vermifugação e vacinas

A vermifugação e a vacinação são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar dos nossos pets. A vermifugação dos gatos,  inicia-se antes do protocolo vacinal, e vai ser acompanhada de algumas doses, e quando adulto seu gatinho também precisa receber vermífugo também.

Quanto à vacinação, os animais devem ser imunizados antes de terem contato com outros gatos adultos ou filhotes não vacinados. Para ser vacinado, o animal deve estar saudável, sem febre ou diarreia, e previamente vermifugado.

Cuidar do seu gatinho é essencial para que ele viva saudável, e o acompanhamento veterinário é essencial para garantir a qualidade de vida que ele merece.

Você tem um gato de estimação? Toma todos os cuidados com ele? Continue acompanhando nosso blog e seguindo nossas dicas!

Revisado em: 31 de Agosto de 2022