Capa company
Voltar

Conceito Pet Friendly cresce no Brasil

29
maio 2017
Conceito Pet Friendly cresce no Brasil

Segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de produtos para animais de estimação), o Brasil está atualmente no ranking dos três maiores mercados do mundo em faturamento no setor pet, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido. O aumento na área tem sido, em média, de 10% ao ano desde 2012, demonstrando o grande potencial para a atividade. O crescimento no setor se deve a mudança cultural que agregou um animal de estimação no modelo familiar brasileiro. Hoje o animal é visto como um membro da família como qualquer outro, e seus donos querem proporcionar o melhor para os bichinhos de estimação. Muitos empreendimentos, voltados para pets, ganharam espaço como padarias caninas, marcas de roupas para cães e gatos e hotéis com o conceito pet friendly (permitido animais de estimação).

Loghini

O selo pet friendly certifica hotéis e pousadas que aceitam bichos de estimação que viajam com seus donos. A certificação foi criada no fim de 2012 pelo Portal Turismo 4 Patas, que desenvolve conteúdo especializado em viagens com animais de estimação e organiza passeios de ecoturismo para cães e tutores.  Para um estabelecimento receber o selo, o mesmo precisa pagar uma taxa e atender a alguns requisitos que foram desenvolvidos com a ajuda de viajantes que costumam levar seus animais em viagens. Entre os critérios estão a presença de lixeiras exclusivas para as fezes dos bichos e de bebedouros com água fresca para os animais, a possibilidade de dormir no quarto com o dono, a existência de convênios com pet shops e veterinários e a receptividade em geral.

O conceito pet friendly vai além do que aceitar animais. Alguns hotéis oferecem kit hospedagem com petiscos, tapete higiênicos e mantinha ou até espaços para que o dono possa fazer as refeições acompanhado do cachorro. As exigências dependem do nível de classificação pretendido pelo estabelecimento: Standard, Premium ou Super Premium. Um avaliador é enviado ao local para checar se todos os serviços são oferecidos. Ao ser aprovado, o estabelecimento recebe um manual de hospedagem com orientações sobre raças de cachorros, procedimentos ideais, treinamento especial para os funcionários e um pacote de divulgação no site Turismo 4 Patas.

pet-spa3

Pet Spa, em Curitiba

Atualmente existem 1.000 estabelecimentos chancelados pelo selo pet friendly no Brasil. E apesar do cenário econômico atual está desfavorável para negócios nos mais variados setores, o mercado pet demonstra ser um dos poucos a manter equilíbrio durante a crise brasileira.  Atentos a isso, muitos empreendedores resolveram investir no mundo pet e estão tendo bastante sucesso. Mas, especialistas ressaltam a importância do planejamento e compatibilidade com o negócio. O empresário precisa ter afinidades e gostar muito de bichos para oferecer um serviço eficiente e de qualidade.

Labovet no youtube

Curta nossa página no facebook

Siga-nos no Instagram