Capa pets
Voltar

Filhote teimoso? Aprenda as 6 palavras que vão lhe ajudar a adestrar o seu cachorro

7
nov 2016
Filhote teimoso? Aprenda as 6 palavras que vão lhe ajudar a adestrar o seu cachorro

Assim como as crianças pequenas, os cães adoram testar nossos limites para saber até onde podem ir. Para que seu animalzinho aprenda a obedecer aos seus comandos, é preciso usar as palavras certas, transformando o adestramento em um processo positivo para você e seu amigão!

A Pitbull dog mid-air, running after its chew toy with its owner standing close by.Quando seu cão entende as regras da casa, ele se sente mais tranquilo e, consequentemente, mais feliz. E não, você não precisa – e nem deve – ser violento ou agressivo para que isso aconteça! O adestramento deve ser positivo não apenas para o dono, mas também para o animal, sem causar traumas.

Quer saber como usar as palavras certas para que o seu amigo de quatro patas fique super obediente? Então acompanhe as dicas que preparamos para você!

 

Como ser entendido pelo seu cão

Ao contrário do que muitos pensam, os cães não entendem a nossa linguagem. Porém eles são ótimos intérpretes dos movimentos corporais e também do nosso tom de voz. Por isso, o adestramento deve ser feito com comandos acompanhados de gestos e da entonação correta, para que seu animalzinho possa corresponder a eles.

Outra dica importante é usar palavras curtas, para que seu cão identifique mais facilmente o que você quer dizer. O latido muitas vezes quer dizer frustração ou desentendimento, por isso é importante ser firme e seguro.

Palavras certas no adestramento

Como falamos, as palavras certas são curtas e devem acompanhar o gesto e o tom de voz para que seu cão seja capaz de corresponder. Sempre dê um agrado ao seu animal quando ele se comportar de forma correta e incentive a boa conduta. As seis palavras mais usadas para o adestramento são:

Não

Dizer “não” é fundamental para o seu cãozinho saber o que é certo e o que é errado, especialmente quando ele ainda é um filhote. Muitos donos cometem o erro de dizer “não” seguido do nome do animal, porém isso acaba confundindo seu cãozinho, que irá entender a palavra como parte do seu nome, e não como um comando repreensivo. Sempre utilize esse comando antes do seu cão praticar algo que você considera impróprio, isso ajudará ele a compreender que aquela atitude não deve ser feita. Busque sinalizar com a mão, apontando o dedo para o seu animal, indicando o comando.

Senta

Para que seu amigão se sente e evite pular em você ou nas visitas, no adestramento você deve ensiná-lo como fazer. Primeiramente, tenha uma recompensa em mãos, como um biscoito, por exemplo. Coloque a mão com a recompensa em frente ao focinho, diga “senta” e leve-a para cima, em direção à cabeça do animal. O cão vai recuar e sentar naturalmente. Caso isso não aconteça, você pode empurrar suavemente seu traseiro para baixo. Sempre que seu cãozinho for obediente, dê a recompensa. É muito importante agradar o animal diante do comportamento correto.

Espera

O comando de “espera” serve para evitar que seu cão saia sem a sua permissão de um determinado lugar. O ideal é utilizar a palavra “fica” que é um comando mais curto e, portanto, melhor assimilado pelos animais.

O ideal é começar com o cão sentado. Após emitir o comando “senta” e o cão obedecer, diga o comando “fica”, de frente para o animal e com as mãos abertas, sem tocá-lo. Se ao sair, o seu cãozinho permanecer no lugar, dê-lhe uma recompensa. Caso ele se levante, inicie o processo novamente, até que ele permaneça por, pelo menos, 10 segundos.

Sai

Algumas vezes o cão precisa entender que certos comportamentos não são desejados, e para isso é necessário usar o comando “sai” no adestramento. Para ensinar seu animalzinho, coloque um brinquedo ou uma recompensa em sua frente, e mantenha as mãos próximas ao objeto. Se o animal se lançar em direção a ele, cubra-o com a mão e repita de forma severa e sem gritar “sai”. Tire a mão e espere novamente para que ele obedeça. Ao se afastar do objeto, recompense seu amigão!

Olha

Esse comando serve para chamar a atenção do animal e também de alerta para outros comandos do adestramento.  Primeiro, mostre a recompensa em suas mãos e depois levante lentamente até sua testa dizendo “olha”. Assim que possível, pare de usar a recompensa e use apenas o comando subindo a mão até o rosto.

Vem

Seu cachorro precisa compreender a hora de acompanhá-lo para onde quer que seja. O comando “vem” serve exatamente para isso. Faça seu cão se sentar na sua frente e deixe a coleira bem folgada. Fique com a recompensa nas mãos. Primeiro diga “olha” para chamar a atenção do animal e depois se agache lentamente e dê tapinhas nas coxas dizendo “vem”. Puxe de leve a coleira em sua direção, trazendo gentilmente seu cão até você. Se seu amigão cumprir o chamado, não se esqueça de recompensá-lo.

training-dog

Usando as palavras certas, simples e curtas, tendo disciplina e adotando um padrão nos comandos, a sua relação com o seu cão vai ser a melhor possível, e ambos vão ser ainda mais companheiros. Para que vocês consigam os melhores resultados, é importante que o processo de adestramento comece desde cedo, de preferência logo quando o filhote chega em casa.

Gostou dessas dicas sobre as palavras certas? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe sua experiência sobre o adestramento do seu amigão!

 

Veja também:

Obesidade em Cães e Gatos: saiba como evitar esse problema
Obesidade em Cães e Gatos: saiba como evitar esse problema
Esporte Canino – Flyball
Esporte Canino – Flyball
Cães estressados – Conheça alguns sintomas
Cães estressados – Conheça alguns sintomas
Bebê a caminho? Cachorros e gravidez
Bebê a caminho? Cachorros e gravidez
Geriatria pet: cuidados com animais idosos
Geriatria pet: cuidados com animais idosos

Labovet no youtube

Curta nossa página no facebook

Siga-nos no Instagram