Capa pets
Voltar

Esporte Canino – Flyball

6
nov 2017
Esporte Canino – Flyball

Flyball é um esporte praticado por cães, no qual times competem um contra o outro, e tem se tornado muito popular, alcançando o lugar de terceiro mais popular no mundo. Ainda não é muito praticado entre os brasileiros, mas a tendência é ganhar muitos adeptos. Conheça um pouco sobre esse esporte Flyball canino que é o mais veloz e também o único jogado em equipe:

O que é?

O é um esporte de competição que tem por objetivo fazer com que o cão salte alguns obstáculos e vá até uma caixa, aperte o pedal, retire a bolinha e volte correndo, saltando os obstáculos o mais rápido possível. Um time de Flyball é composto por seis cães, mas somente quatro participam das etapas e dois são reservas. As etapas deste esporte são compostas de cinco corridas contra outra equipe, também composta por quatro cães. Os cães podem ser substituídos a cada rodada disputada.

Como surgiu?

O Flyball começou como um simples jogo de lançar e pegar bolinhas até se desenvolver no que é hoje.  O esporte foi criado por Herbert Wagner no fim da década de 60 e início da década de 70, no sudeste da Califórnia, Estados Unidos. Herbert queria criar um sistema onde seu cão se divertisse sozinho buscando bolinhas. Deste projeto surgiu uma caixa que lança uma bola, através de um pedal depois de ser acionada pelo próprio cão. Após apresentado na TV, vários tutores e adestradores se interessaram pela ideia e a adotaram. A organização responsável por cuidar das regras do jogo e das competições que acontecem é a NAFA, criada em 1984. A Europa tem o maior torneio de Flyball do mundo, desde 2007.

Como se joga Flyball?

flyball-blog2

A meta do Flyball é fazer o cão superar alguns obstáculos, de 20cm a 40cm de altura, posicionados a aproximadamente 3m de distância um do outro, até chegar na caixa. Ao chegar na caixa, ele deverá pressionar com a pata o pedal para que a bolinha seja disparada. O cão terá que pegar a bola e voltar com ela, passando novamente pelos obstáculos, no menor tempo possível.

As caixas usadas na prova são as mesmas com as quais os cães treinam. O alimentador das caixas é um membro da equipe, que conhece os cães, e já sabe com antecedência em qual buraco deverá colocar as bolinhas. Alguns cães preferem pegar a bolinha lançada à esquerda, outros à direita.

A pista de Flyball costuma ter até quatro obstáculos. A equipe é formada por seis cães, mas somente quatro competem na corrida em forma de revezamento. Apenas quando um cão voltar é que o segundo poderá largar. Se dois cães entrarem juntos na pista, a equipe é penalizada e perde a etapa. A corrida é feita simultaneamente com duas equipes, quem terminar em menos tempo ganha.

O Flyball pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer idade, pois quem faz o circuito inteiro é o cachorro. A prática além de ser muito divertida, é uma ótima opção para o tutor manter um elo com seu cão e ainda passar bons momentos juntos.

Você conhecia esse esporte? Já tentou praticar algo parecido com seu cachorro? Deixe nos comentários e continue acompanhado nosso blog!

Veja também:

Obesidade em Cães e Gatos: saiba como evitar esse problema
Obesidade em Cães e Gatos: saiba como evitar esse problema
Esporte Canino – Flyball
Esporte Canino – Flyball
Cães estressados – Conheça alguns sintomas
Cães estressados – Conheça alguns sintomas
Bebê a caminho? Cachorros e gravidez
Bebê a caminho? Cachorros e gravidez
Geriatria pet: cuidados com animais idosos
Geriatria pet: cuidados com animais idosos

Labovet no youtube

Curta nossa página no facebook

Siga-nos no Instagram