Capa pets
Voltar

Festas de fim de ano: saiba quais são os principais cuidados com os pets

20
dez 2016
Festas de fim de ano: saiba quais são os principais cuidados com os pets

Final de ano é sinônimo de confraternização, presentes, comilança, viagens e, claro, um merecido descanso! Se você tem um animal de estimação, no entanto, antes de descansar e aproveitar as festas de fim de ano é fundamental tomar alguns cuidados com os pets. Nessa época, problemas como intoxicação alimentar, ingestão de objetos e até queimaduras por conta de fios elétricos são muito comuns. Para evitar que seu amigão se machuque, vale conferir algumas dicas!

Vai viajar? Tome os devidos cuidados com os pets

No final do ano, muita gente viaja para encontrar familiares ou mesmo para aproveitar o recesso. Porém, se o seu pet vai viajar junto ou vai ficar, é preciso que você se organize.

Para quem vai levar o amigo peludo para viajar, é importante preparar a mala do seu animal de estimação. Ração, produtos de higiene e anti pulgas são essenciais. É importante, também, estar com as vacinas em dia.

Para quem vai deixar seu animalzinho, vale a pena se certificar que a pessoa ou o local onde ele ficará é seguro e pode proporcionar uma estadia tranquila. Lembre-se que hotel e clínica veterinária no mesmo estabelecimento não são uma boa ideia: misturar animais sadios com doentes pode acabar promovendo contaminações que também afetarão seu bichinho.

Comidas de final de ano não são feitas para o seu pet

Reunir os amigos e a família em volta de uma mesa farta faz parte das tradições do fim de ano. Como, em muitos casos, os bichinhos de estimação são considerados praticamente membros da família, é muito comum que eles acabem fazendo parte da festa.

Porém, participar das comemorações do final de ano não significa dividir a ceia com o seu pet. Um pedacinho de peru aqui ou um ossinho de frango acolá podem causar um tremendo estrago. Além da intoxicação alimentar, os ossos de aves são muito quebradiços e podem até perfurar órgãos internos do seu bichinho de estimação.

Problemas relacionados à alimentação inadequada respondem pelos maiores índices de chamadas nos serviços de emergência veterinária nessa época do ano, por isso vale tomar alguns cuidados com os pets.

Durante a ceia, deixe a ração do seu amigão por perto – e uns biscoitinhos próprios também podem ser oferecidos.

Cuidado com os enfeites e embrulhos de presente

No final das festas de fim de ano, é muito comum que sobrem embrulhos e fitilhos pela casa toda. Para o seu animalzinho, eles podem se parecer com uma espécie de brinquedo, no entanto, apresentam sérios riscos. A ingestão de embalagens e fitas podem causar um grande estrago! Por isso, tome o cuidado de colocar todas as embalagens no lixo no final da festa.

Estresse, pânico e fogos de artifício

A maioria dos pets se assusta ou se estressa com os barulhos dos fogos de artifício. Para evitar que isso acabe fazendo mal ao seu animalzinho, vale a pena tomar alguns cuidados com os pets. Primeiro, procure ficar sempre próximo do seu bicho de estimação, buscando tranquiliza-lo. Além de oferecer proteção, outra dica é colocar algodão no ouvido do seu pet, minimizando, assim, os efeitos do barulho excessivo.

Evite fugas

Durante as festas de fim de ano, é muito comum que ocorra uma mudança de rotina e isso pode gerar incômodo ao seu bichinho. Pessoas estranhas na casa, fluxo de gente e barulho podem fazer com que o seu animal acabe fugindo. Para evitar maiores problemas, é muito importante colocar uma coleira com identificação nessa época do ano, evitando que o animal se perca ou seja adotado por outra pessoa que o encontre perdido.

Agora que você já conhece os cuidados para tomar nas festas de fim de ano com seu pet, confira algumas dicas incríveis para viajar com segurança com seu animal de estimação.

Veja também:

Bebê a caminho? Cachorros e gravidez
Bebê a caminho? Cachorros e gravidez
Geriatria pet: cuidados com animais idosos
Geriatria pet: cuidados com animais idosos
Cinomose e Parvovirose matam
Cinomose e Parvovirose matam
Como lidar com a ansiedade da separação
Como lidar com a ansiedade da separação
Dicas para uma adoção responsável
Dicas para uma adoção responsável

Labovet no youtube

Curta nossa página no facebook

Siga-nos no Instagram