Capa pets

jun 2018
Pulgas e carrapatos, se livre desses vilões

As pulgas e os carrapatos são parasitas que causam um grande desconforto para cães e gatos, isso mesmo os gatos não estão livres dessa. Animais com pulgas se coçam o tempo inteiro, em animais alérgicos a coceira é intensa e grave. Uma picada apenas é suficiente para se coçar intensamente por semanas. Animais com pulgas podem sofrer automutilação, falhas nos pelos e até mesmo contaminação por vermes transmitidos pelas pulgas. No caso dos carrapatos, os danos são iguais ou superiores às pulgas. É através desses ectoparasitas que se transmite a doença do carrapato. Uma infecção que causa anemia grave, insuficiência renal aguda, e pode levar à morte. Assim como as pulgas, os carrapatos também se proliferam em grande quantidade, infestando o ambiente e o animal, em busca de sangue para se alimentarem e continuarem a se reproduzir.

pulgasecarrapatos-blog2

Porque é tão difícil acabar com as pulgas e carrapatos

Grande parte das pulgas e carrapatos não está no animal, mas sim no ambiente onde eles vivem. Para cada 5 pulgas no cão, existem pelo menos outras 95 espalhadas no ambiente. As pulgas e carrapatos presentes no ambiente são as formas mais jovens desses parasitas, como ovos, larvas e pupas, que estão se desenvolvendo e aguardando o momento de parasitarem um animal.

Prevenção

O ideal é não permitir que essas parasitas se acomodem na sua casa. Sempre após passeios inspecione o seu cão ou gato antes de voltar para casa. No caso de cães resgatados, orienta-se um banho antipulgas e carrapaticida na chegada, para que não contaminem o local e ou os outros animais.

E o ambiente?

A limpeza de todo o ambiente é muito importante. Utilize aspirador de pó nos tapetes, cortinas, sofás, e cantos da casa.  Cobertores, roupinhas e almofadas do cão devem ser lavados pelo menos uma vez por semana. Talcos antipulgas podem ser aplicados sobre colchões, sofás e tapetes. É fundamental que todos os produtos tenham procedência garantida e sejam aplicados da maneira correta.

Cuidado com medicamentos inadequados

Medicamentos e produtos caseiros ou que não possuem indicação para a espécie animal podem causar danos graves e levar inclusive à morte do animal.

pulgasecarrapatos-nota

O Labovet Produtos Veterinários possui uma linha de produtos específica para cães e gatos com grande eficácia no combate às pulgas e carrapatos, sem poder residual e que não causa mal a saúde dos animais. Além disso, deixa o pelo suavemente perfumado, clique AQUI para conhecer.