Capa pets
Voltar

Quatro Vidas de um Cachorro – Animais em set

22
fev 2017
Quatro Vidas de um Cachorro – Animais em set

Nas últimas semanas, pudemos acompanhar a repercussão sobre o caso de maus tratos nas gravações do filme Quatro Vidas de um Cachorro. Várias Ongs e movimentos ligados a proteção animal noticiaram e em pouco tempo a nota viralizou em jornais, e sites no mundo inteiro. O vídeo divulgado mostra um pastor alemão amedrontado ao ser obrigado a entrar em um tanque que simula uma correnteza. Em seguida, já dentro da piscina, o animal quase se afoga.

O grupo Peta (People for the Ethical Treatment of Animals) começou a liderar na internet um movimento pelo boicote ao filme.  A publicidade negativa fez com que a produtora, Amblin Entertainment, adiasse a pré-estreia em Los Angeles. Responsável pela filmagem, a empresa Birds & Animals se defendeu dizendo que as imagens divulgadas pelo TMZ teriam sido manipuladas para chocar os internautas.

Gavin Palone, um dos produtores do longa-metragem, admitiu negligência por parte da equipe afirmando que “o treinador força o cachorro a entrar na água contra sua vontade” e que “a cabeça do animal fica submersa por cerca de quatro segundos”. Em suas palavras “Essas duas situações são completamente injustificáveis e não deveriam nunca ter acontecido”. Porém, ele enfatiza que uma das cenas no vídeo divulgado pela TMZ e viralizado pelo Peta, teria na verdade sido gerada por computador.

quatro-vidasExiste um órgão responsável por monitorar o uso de animais em filmagens. O selo de No Animals Were Harmed (“Nenhum Animal Foi Ferido”) é da organização American Humane Association (AHA) dedicada ao bem-estar de animais e crianças. Ela surgiu em 1940 após o incidente do filme Jesse James, onde um cavalo foi morto ao ser atirado de um penhasco.  A AHA tem a função de vistoriar presencialmente a utilização de animais em cenas para o cinema e a televisão. Entretanto, não fiscaliza a pré-produção nem as condições de vida ou de treinamento dos animais fora do set. A organização tem recebido várias críticas por não supervisionar com eficiência e também por não ter nenhum poder real de paralisar uma filmagem ou aplicar multas.

Alguns profissionais afirmam que por mais que em muitas filmagens não exista sinais claros de maus tratos, um set nunca será suficientemente adequado para um animal. Grande número de pessoas, o calor gerado pelos equipamentos e também a repetição de cenas, são condições que fogem do habitat natural e causam grande estresse. O uso de animais para entretenimento é ainda um assunto muito delicado que precisa ser discutido. E apesar de toda polêmica acerca do filme, Quatro Vidas de um Cachorro conseguiu atrair muitas famílias e teve em sua estreia a 2º maior bilheteria arrecadando US$ 18,4 milhões nos Estados Unidos.

Veja também:

Obesidade em Cães e Gatos: saiba como evitar esse problema
Obesidade em Cães e Gatos: saiba como evitar esse problema
Esporte Canino – Flyball
Esporte Canino – Flyball
Cães estressados – Conheça alguns sintomas
Cães estressados – Conheça alguns sintomas
Bebê a caminho? Cachorros e gravidez
Bebê a caminho? Cachorros e gravidez
Geriatria pet: cuidados com animais idosos
Geriatria pet: cuidados com animais idosos

Labovet no youtube

Curta nossa página no facebook

Siga-nos no Instagram