banner-pet
Come back

Cães estressados – Conheça alguns sintomas

3
Oct 2017
Cães estressados – Conheça alguns sintomas

Conheça alguns sintomas que podem indicar que seu cão está estressado

O estresse é a forma física e emocional como o corpo reage às pressões externas. Ele pode causar sintomas tanto mentais como físicos e não é uma reação restrita ao organismo apenas dos seres humanos. Cães ansiosos e deprimidos afetados por altos níveis de estresse são mais comuns do que muitos imaginam. Saiba algumas características que podem indicar que seu cachorro está estressado:

Hiperatividade
Cães estressados tendem a ser bastante hiperativos. É comum que com o passar do tempo comecem a destruir móveis e objetos no intuito de liberar tensão.

Problemas gastrointestinais
Como já dito, o estresse pode causar danos à saúde física do seu cachorro. Diarreia, constipação, ou outro problema digestivo. Embora possam ser atribuídos a outras doenças podem ser causados também por estresse.

Falta de atenção
Cães estressados sofrem de nervosismo generalizado, que os faz ter dificuldade para se concentrar, prestar atenção, seguir ordens simples e demonstram desobediência.

Diminuição do apetite
Esse é outro sintoma que pode ter como causa ansiedade, depressão e estresse. Se seu pet perdeu o interesse pela comida é importante leva-lo ao veterinário para investigar os motivos.

Ofegar em excesso
Ofegar é uma ferramenta natural que os cachorros utilizam para eliminar o calor do corpo. Se o cachorro está ofegando em situações nas quais deveria estar tranquilo, é sinal que esteja tentando aliviar tensões. A respiração aumentada pode vir acompanhada de choro.

Isolamento
Um cachorro que passa a se isolar das pessoas e também de outros cães, pode estar sofrendo de ansiedade e estresse.

Sonolência
Alguns cães gostam muito de dormir. Mas, se observar que o pet está mais sonolento e letárgico do que habitual busque ajuda.

Perda de pelo
A perda de pelo também pode acontecer em casos de alto estresse e ansiedade.

Agressividade
Comportamentos agressivos podem ser indícios de um cachorro estressado ou doente. Latidos constantes, submissão, ataque a objetos, pessoas e animais podem significar que seu cão não está bem.

Automutilação

Lamber e morder as patas é uma característica comum de animais entediados, ansiosos ou estressados.

Mudanças de comportamento
É muito normal que cães estressados passem a desenvolver comportamentos novos que não condizem com a personalidade do animal. Sintomas como agressividade, timidez, depressão e fobias podem aparecer de forma generalizada.

Para que um animal viva bem ele precisa receber uma boa alimentação, ter atividades físicas regulares como passeios e brincadeiras, possuir seu próprio cantinho e acima de tudo ganhar muita atenção e carinho dos seus donos. As causas que desencadeiam o estresse podem ser variadas e ter muitas origens. Mudança de ambiente, troca de tutores, novos animais em casa, espaço pequeno, cachorros que ficam presos e inúmeros outros fatores podem ocasionar ansiedade, estresse e até depressão nos cães.

É importante que o tutor esteja familiarizado com o pet para observar qualquer alteração no seu comportamento e então procurar uma ajuda profissional. Como os sintomas são muito genéricos o ideal é levar o animal ao veterinário para examinar e descartar outras doenças e a partir do diagnóstico indicar o tratamento adequado para seu cachorro.

Seu cachorro já apresentou alguns desses sintomas? Tem alguma dúvida sobre comportamento animal? Deixe nos comentários !

Veja também:

Obesidade em Cães e Gatos: saiba como evitar esse problema
Obesidade em Cães e Gatos: saiba como evitar esse problema
Cães estressados – Conheça alguns sintomas
Cães estressados – Conheça alguns sintomas
Bebê a caminho? Cachorros e gravidez
Bebê a caminho? Cachorros e gravidez
Como lidar com a ansiedade da separação
Como lidar com a ansiedade da separação
Otite Canina – Tratamento e prevenção
Otite Canina – Tratamento e prevenção

Labovet on youtube

Like our page facebook

Follow us Instagram