banner-ag
Retorno

As 10 raças de cavalos mais caras do mundo

28
Mar 2017
As 10 raças de cavalos mais caras do mundo

Os seres humanos têm uma relação próxima aos cavalos a pelo menos 4 mil anos. Os equídeos tiveram uma grande importância no desenvolvimento da nossa sociedade. Atualmente eles continuam tendo um espaço fundamental em diversas atividades como a agricultura, entretenimento, terapia, ações policiais e esportes.

Apesar de 80% dos cavalos no país serem voltados para o trabalho no campo, os 20% dedicados a esporte e lazer têm impulsionado o mercado. O crescimento do circuito de competições, aliado aos leilões pela internet e pela televisão, alavancou os números do mercado de cavalos no país. Hoje, por exemplo, no Brasil o setor movimenta mais de R$ 12 bilhões por ano e reúne 5 milhões de animais.

Alguns cavalos têm alto valor no mercado. O valor de venda desses animais, além da raça, depende de fatores como a idade, condição física e linhagem. Os cavalos caros são ainda famosos pela velocidade apresentada e suas características especiais. Confira as raças de cavalos mais caras do mundo:

10° – Morgan

c10

A raça Morgan existe nos Estados Unidos desde 1789. Possui características amistosas e uma personalidade forte. São animais versáteis e podem participar de todo tipo de corridas de cavalo. No Brasil existem menos de 200 exemplares da raça.

 

9° – Clydesdale

c9

Originária da Escócia esta raça é muito famosa pelo seu temperamento. São cavalos muito afetuosos aos seus donos, pode apresentar-se nas pelagens zaino, zaino negro, negro ou tordilho.

 

8° – Shetland Pony

c8
Shetland é uma raça de pônei originária das ilhas Shetland. Possui tamanho de 71,12 cm e tem altura máxima de 111,76 cm. Sua pelagem caracteriza-se por ser densa, apresenta pernas curtas e é considerada uma raça muito inteligente.

 

7° – Appaloosa

c7

Appaloosa é uma raça americana de cavalos. Eles são bastante fortes e possuem o corpo musculoso, são considerados ótimos corredores. Seu padrão de pelagem diferenciado é o grande destaque da raça, podem variar em cinco cores: leopardo, copo de neve, malhado, claro e marmóreo.

 

6° – Friesian

c6

Raça de cavalos de cor negra originária da Frísia. Estes animais possuem um temperamento extremamente dócil e são fisicamente robustos. Um animal gracioso, rápido e também muito inteligente. Sua popularidade foi alcançada em filmes famosos como O Feitiço de Àquila entre outros.

 

5° – Mustang

c5
É considerada uma raça selvagem, esses cavalos são protegidos por lei nos Estados Unidos, mas desapareceram de vários estados onde havia populações. A raça Mustang foi inicialmente introduzida na América pelo povo espanhol, pode viver por um período longo de tempo, é bastante estável e inteligente.
4° – Paint Horse

c4
Esta raça teve sua origem nos Estados Unidos. Dentre suas características se destaca a inteligência, corpo forte e porte atlético. É um cavalo que une a versatilidade com a bela pelagem alternativa. O Paint Horse tem padrão de manchas de cores de revestimento branco e escuro. É a raça que mais cresce na América do Norte.

 

3° – Quarto de Milha

c3
A raça Quarto de Milha é referência entre todas as espécies de cavalos. Atualmente representa 53% da população equina mundial. Suas qualidades genéticas e características morfológicas o faz ser extremamente versátil. No Brasil, a raça movimentou em 2016 mais de R$ 200 milhões.

 

2° – Puro-Sangue Inglês

c2

Conhecida como PSI é uma raça usada principalmente em corridas devido à sua grande velocidade. São cavalos pequenos e magros que se destacam em competições de turfe e hipismo. De origem inglesa, a raça foi desenvolvida através do cruzamento de éguas locais e garanhões árabes e berberes. Trata-se de um animal bastante completo, porém de temperamento difícil.

 

1° – Cavalo Árabe

c1

O cavalo árabe é uma das raças equinas mais antigas, com evidências arqueológicas que remontam a cerca de 2500 a.C.  Ele se difundiu pelo mundo mediante a guerra e o comércio, sendo usado também na melhoria de outras raças. Atualmente, as linhagens árabes são encontradas em quase todas as raças modernas de cavalos de montaria. Conhecido também como Puro-Sangue Árabe, é utilizado principalmente em esportes equestres olímpicos, onde apresenta desempenho superior a outras raças. A cauda alta e o formato da cabeça faz da raça única no mundo dos cavalos e é a mais cara no mercado mundial.

 

Fonte – http://www.anaturezaebela.com.br/top-10-racas-de-cavalos-mais-caras-do-mundo/

Veja também:

As 10 raças de cavalos mais caras do mundo
As 10 raças de cavalos mais caras do mundo
Labovet contra Encefalomielite Equina na América Central
Labovet contra Encefalomielite Equina na América Central

Labovet no youtube

Curta nuestro perfil facebook

Siga nuestro perfil Instagram