banner-ag
Retorno

Galinha caipira para produção de ovos e carne

5
Ago 2017
Galinha caipira para produção de ovos e carne

A galinha caipira presente em grande parte das propriedades rurais, com potencial produtivo de 50 a 80 ovos por ano, tem contribuído na melhoria da alimentação das famílias e também auxiliado como fonte de renda na economia doméstica. A criação de aves em sistema caipira se mostrou lucrativa, especialmente, para pequenos produtores, pois tem a vantagem da comercialização de um produto diferenciado com boa procura e melhor valor de venda. O programa de aves para serem criadas em sistema caipira, procura encontrar um equilíbrio entre a produtividade e a rusticidade, proporcionando atualmente, aves com potencial de postura de 270 a 300 ovos ao ano e também aves especializadas para produção de carne. Os investimentos necessários são relativamente baixos, instalações de fácil construção e simples técnicas de manejo.

galinhacaipira-blog2O sistema de criação de galinha caipira é simples, as aves devem ser alimentadas com dietas combinadas, compostas de ração balanceada, complementada com produtos da região e pasto de boa qualidade. O ideal é que as aves fiquem soltas durante o dia para que possam ciscar, tomar sol, e se exercitarem a fim de terem uma vida natural e saudável. A ingestão de gramíneas, leguminosas e outras fontes vegetais fornecem vitaminas e minerais as aves, ajudando na resistência de doenças e modificando a qualidade de seus ovos tornando suas gemas ricas em vitamina A. A alimentação vegetal pode suprir em até 25% das exigências nutricionais das aves.

Nesse sistema de produção de aves a escolha do tipo de galinha a ser criada é de fundamental importância e para que a produção seja satisfatória, deve-se dar atenção a nutrição, ambiência, sanidade e manejo. Conforto ambiental, condições ideais de manejo e proteção contra predadores devem ser levadas em consideração no planejamento das instalações. Esses cuidados são essenciais e não devem ser ignorados sob pena de comprometer todo a produção. Para iniciar no sistema de criação de galinha caipira, é recomendado procurar ajuda de um profissional da área para dar as orientações necessárias.

Manejo básico

Ao se adquirir as aves, é preciso respeitar a rotina de trato que assegure o crescimento ideal e saudável. A primeira recomendação é evitar o estresse das aves e adaptar a estrutura das instalações para cada etapa de desenvolvimento.

As principais instruções são:

– Limpeza do ambiente;

– Temperatura adequada;

– Disponibilidade de água limpa, fresca e de ração específica

– Vacinas para o manejo sanitário

 

 

 

Você tem uma criação de galinha caipira? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários!

Veja também:

Galinha caipira para produção de ovos e carne
Galinha caipira para produção de ovos e carne

Labovet no youtube

Curta nuestro perfil facebook

Siga nuestro perfil Instagram