banner-ag
Retorno

Hidroponia – alimentação animal o ano todo com baixo custo

18
May 2017
Hidroponia – alimentação animal o ano todo com baixo custo

A hidroponia é um sistema de cultivo que se caracteriza por não utilizar terra. As raízes ficam imersas na água onde são acrescidas soluções fertilizantes para a alimentação das plantas. Todos os nutrientes que as plantas precisam para seu desenvolvimento e produção são fornecidos na água através de sais. Basicamente qualquer água potável para o consumo humano pode ser usada na hidroponia.

A hidroponia hoje é mais disseminada em países como Holanda, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia, Japão, Austrália, Estados Unidos, México e áreas vizinhas da América Central. No Brasil, este método é mais utilizado perto dos grandes centros urbanos onde as terras agricultáveis são mais caras. A região sudeste é recordista em produção hidropônica no país, atualmente já é possível encontrar diversos produtos hidropônicos nos supermercados brasileiros.

 

Forragem Hidropônica

hidroponia-blog2A instabilidade que atinge o setor leiteiro e os grandes custos de produção, especialmente dos alimentos concentrados servidos aos animais, fazem os produtores, cada vez mais, buscarem ações que utilizem erva como alimento base dos bovinos de produção. A Forragem Hidropônica se tornou uma alternativa econômica para reduzir os problemas sanitários, trazer melhor bem-estar animal e um menor custo de produção. O sistema proporciona um alimento constante e fiável durante todo o ano. Em apenas 4 semanas verificam-se ganhos de 18% em produção de leite e 15.2% em produção de gorduras.

No período de estiagem, na região de Juazeiro (BA) agricultores utilizam o produto para a obtenção de alimentos volumosos, que ajudam os animais a manterem o peso e a produção de leite.  A forragem verde hidropônica são plantas forrageiras crescidas durante 10 dias sem nenhum substrato ou solo.   Quando as sementes germinam as suas raízes crescem e se entrelaçam formando um tapete verde. A forragem verde é um alimento natural para animais herbívoros, nesta técnica podem ser utilizadas plantas como milho, trigo, girassol, ou linhaça, sozinhos ou em combinação.

A porcentagem de forragem hidropônica na dieta dos animais depende da fase do ciclo produtivo, idade do animal e das necessidades do produtor.  Grande parte dos nutricionistas recomenda a suplementação dos animais com 5 a 15 kg de forragem hidropônica diária, sobretudo em substituição do alimento concentrado, justificado pelo alto teor de proteína (20 a 30%) e energia facilmente metabolizável, mas há criadores que projetam a sua produção neste tipo de alimento, uma vez que o seu custo de produção é menor se comparado a silagem de milho.

Gostou da matéria? Compartilhe com seus amigos. Aqui sempre tem dicas, sugestões e informações sobre o agronegócio.

Veja também:

Hidroponia – alimentação animal o ano todo com baixo custo
Hidroponia – alimentação animal o ano todo com baixo custo
Agricultura orgânica no mercado brasileiro
Agricultura orgânica no mercado brasileiro

Labovet no youtube

Curta nuestro perfil facebook

Siga nuestro perfil Instagram