banner-pet
Retorno

Bebê a caminho? Cachorros e gravidez

5
Ago 2017
Bebê a caminho? Cachorros e gravidez

A gravidez é um momento muito especial na vida dos pais, com grandes mudanças e expectativas de receber uma nova vida. Um bebê em casa irá transformar a rotina da família e não é só a vida dos pais que vai mudar, a vida do cachorro também vai sofrer grandes transformações. Um filho a caminho e agora? O que vamos fazer com o cachorro?

 

Durante a gestação

Os cães são muito inteligentes e percebem a alteração hormonal da dona pelo olfato, a partir disso criam um elo ainda mais forte. Muitas gestantes percebem a mudança comportamental nos cachorros que passam a ficar mais tranquilos, carinhosos e protetores. Pesquisas mostraram muitos benefícios de ter um animal ao lado durante a gestação. Um estudo feito pela Universidade de Liverpool (Inglaterra) mostrou que as grávidas com cães têm 50% mais chances de fazer a quantidade de exercícios indicada pela Organização Mundial da Saúde, que é de três horas por semana. O animal funciona como um estímulo e motivação para as mulheres garantirem uma gravidez saudável. Um outro estudo realizado nos Estados Unidos afirmou que os bebês que conviveram com animais de estimação, durante a gestação, possuem um sistema imunológico mais resistente e têm 28% menos chances de contrair asma ou alergias.

cachorrosgravidez-blog2

Prepare seu cachorro para receber um bebê em casa

Com a chegada do bebê é comum o cachorro ser deixado um pouco de lado, afinal são muitas novidades e aprendizados. Porém, é importante que a família faça um esforço para que isso não aconteça. Estabeleça algumas regras antes de o bebê chegar, como os locais em que o cão poderá ou não entrar. Médicos aconselham que os cães não frequentem os quartos. Ensine-o desde antes. Acostume o seu cão a cheiros e sons de nenê como loções, talcos, lenços, etc. A limpeza será essencial. Além do ambiente o cão também precisa estar limpo e com vacina e vermifugação em dia. Dê banho uma vez na semana e não esqueça de lavar também a cama e panos que ele usa. Uma outra mudança, que é bem difícil para os tutores, é se distanciar um pouco do cachorro. Quando o bebê chegar a atenção vai para o novo membro da família. Então, prepare seu bichinho para que ele não associe a chegada do bebê com coisas ruins. Vai ser um pouco difícil no começo, mas essas atitudes irão quebrar um pouco a dependência emocional que o cachorro tem com os donos, evitando que ele sofra depois.

 

Boas vindas ao novo membro da família

Ao voltar da maternidade é hora de apresentar o bebê para o cachorro. Deixe que ele se aproxime e cheire os pezinhos. Ofereça um petisco se achar necessário. Se seu cachorro é muito agitado use uma guia. Nas primeiras semanas é normal que o cão queira chamar atenção. Evite dar broncas e ressaltar atitudes ruins. Não mude seu comportamento quando o bebê estiver presente, faça de tudo para que seu pet associe a chegada da criança com momentos bons. Deixe um tempinho para dar carinho para seu animal, os cães também sentem ciúmes, mostre que ele continua tendo um lugar especial na família.

Você já passou por uma experiência assim? Conta tudo pra gente, vamos adorar saber.

 

Veja também:

Obesidade em Cães e Gatos: saiba como evitar esse problema
Obesidade em Cães e Gatos: saiba como evitar esse problema
Cães estressados – Conheça alguns sintomas
Cães estressados – Conheça alguns sintomas
Bebê a caminho? Cachorros e gravidez
Bebê a caminho? Cachorros e gravidez
Como lidar com a ansiedade da separação
Como lidar com a ansiedade da separação
Otite Canina – Tratamento e prevenção
Otite Canina – Tratamento e prevenção

Labovet no youtube

Curta nuestro perfil facebook

Siga nuestro perfil Instagram