21/08/2012

Qual é a idade correta para castrar seu pet?

Esta dúvida nos foi enviada pela leitora Letícia Medeiros dos Santos. Qual será a idade correta e ideal para castrar seu melhor amigo (ou sua melhor amiga)?

Tanto nos cachorros quanto nos gatos, a castração é um procedimento cirúrgico que visa a retirada dos órgãos responsáveis pela reprodução (nas fêmeas são extraídos ovários, útero e trompas e, nos machos, os testículos). A cirurgia apresenta baixo risco e a recuperação dos pets é rápida.

Este procedimento, além de evitar crias indesejadas, contribui também para a saúde do seu pet. Nos machos, a castração reduz problemas de próstata e tumores testiculares e, nas fêmeas, faz cair a incidência de tumores nas mamas. Além disso, o pet tende a ficar mais tranquilo e calmo, não saindo tanto sozinho para a rua, diminuindo as chances de ele se machucar em brigas com outros animais ou mesmo de contrair doenças.

Mas qual é a hora certa de castrar?

Segundo os veterinários, a castração deve ser realizada quando o pet tiver entre seis e oito meses de idade. Isso porque nesta época ele já recebeu as principais vacinas e já possui a dentição completa. A exceção são as fêmeas caninas de raças de maior porte, quando a castração é recomendada a partir de um ano de idade.

 É muito importante agir na hora certa para castrar seu pet. Esperar muito pode fazer com que a eficácia do método seja diminuída, uma vez que, se o seu pet já tiver criado o hábito de ter uma vida mais “agitada”, é provável que ele não o mude mesmo com a castração.

Em outras palavras: se o seu pet já tiver tido alguma experiência sexual, tiver mais de dois anos ou já tiver adquirido o hábito de passar algum tempo fora de casa, a castração pode não ter a mesma eficácia no comportamento dele. 

Também tem uma dúvida? Mande para nós e tentaremos responder dentro do possível. Mas atenção! Nós só respondemos dúvidas, e não damos diagnóstico de qualquer tipo. Ou seja, se o seu pet estiver com qualquer tipo de sintoma ou problema de saúde, leve-o até seu veterinário de confiança o mais rápido possível!