Capa pets
Voltar

Anemia em cães: causas, sintomas, tratamento e prevenção

28
jun 2018
Anemia em cães: causas, sintomas, tratamento e prevenção

A anemia em cães se caracteriza pela redução do volume sanguíneo, podendo ocorrer por diversas causas. O diagnóstico sinaliza que o animal está com baixa quantidade de glóbulos vermelhos no sangue, células responsáveis pelo transporte do oxigênio através da corrente sanguínea. Então, se seu cãozinho está indisposto, sem vontade de comer, brincar e se sente muito cansado. É possível que não seja apenas uma simples preguiça. Alguns desses sinais podem indicar que seu pet está sofrendo de um quadro anêmico.

Conheça os sintomas, causas, tratamentos e métodos preventivos para anemia:

 

Causas

Assim como nós humanos, os cães também podem ser afetados pela anemia. Em geral, ela não se caracteriza como uma doença em si, mas representa, possivelmente, as consequências de outras enfermidades. A anemia pode ser ocasionada por diversos motivos:

  • Aumento anormal da destruição dos glóbulos vermelhos pelo organismo;
  • Perda de sangue devido a acidentes;
  • Doenças transmitidas pelo carrapato;
  • Má alimentação: deficiência de vitaminas;
  • Ingestão de venenos;
  • Parasitas: carrapatos, vermes intestinais e pulgas;
  • Doenças Crônicas.

anemiaemcaes-blog2

Sintomas

Sinais clínicos podem ajudar a descobrir a doença. Conheça alguns dos sintomas comuns que podem identificar um quadro anêmico:

  • Perda de apetite;
  • Urina escura;
  • Palidez nas mucosas;
  • Indisposição para brincadeiras e passeios;
  • Perda de peso;
  • Aparência triste.

Apenas um exame laboratorial poderá confirmar a anemia. Por isso, ao observar alguns desses sintomas, leve seu pet ao veterinário para receber o diagnóstico e tratamento adequado.

 

Tratamento

O tratamento irá depender do tipo de anemia e das causas que geraram o quadro. Uma dieta rica em ferro e outras vitaminas pode estimular a medula, além de alguns medicamentos que também podem auxiliar no processo, mas só devem ser prescritos pelo médico veterinário. O índice de cachorros que não sobrevivem à anemia é alto. Por esse motivo, é tão importante que os tutores estejam sempre atentos ao comportamento do cachorro para procurar ajuda nos primeiros estágios.

 

Prevenção

Como dito antes, a anemia pode ocorrer por variadas razões. Assim, não é possível especificar um método preventivo. É essencial que o cão receba uma alimentação adequada, rica em nutrientes, e que sejam medicados contra carrapatos, pulgas e vermes.  As visitas ao médico veterinário devem fazer parte da rotina de saúde do pet, para que seja possível prevenir ou até detectar de forma prematura doenças que possam ameaçar a saúde e o bem-estar dos cães.

 

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Compartilhe com seus amigos.  Deixe também suas dúvidas ou sugestões nos comentários.

Compartilhar:

Veja também:

CONHEÇA O DOG WALKER
CONHEÇA O DOG WALKER
Anemia em cães: causas, sintomas, tratamento e prevenção
Anemia em cães: causas, sintomas, tratamento e prevenção
Pulgas e carrapatos, se livre desses vilões
Pulgas e carrapatos, se livre desses vilões
Obesidade em Cães e Gatos: saiba como evitar esse problema
Obesidade em Cães e Gatos: saiba como evitar esse problema
Geriatria pet: cuidados com animais idosos
Geriatria pet: cuidados com animais idosos

Labovet no youtube

Curta nossa página no facebook

Siga-nos no Instagram