GALINHA CAIPIRA PARA PRODUÇÃO DE OVOS E CARNE

O sistema de criação de galinha caipira é simples, as aves devem ser alimentadas com dietas combinadas, compostas de ração balanceada, complementada com produtos da região e pasto de boa qualidade.

A galinha caipira presente em grande parte das propriedades rurais, com potencial produtivo de 50 a 80 ovos por ano, tem contribuído na melhoria da alimentação das famílias e também auxiliado como fonte de renda na economia doméstica. A criação de aves em sistema caipira se mostrou lucrativa, especialmente, para pequenos produtores, pois tem a vantagem da comercialização de um produto diferenciado com boa procura e melhor valor de venda. O programa de aves para serem criadas em sistema caipira, procura encontrar um equilíbrio entre a produtividade e a rusticidade, proporcionando atualmente, aves com potencial de postura de 270 a 300 ovos ao ano e também aves especializadas para produção de carne. Os investimentos necessários são relativamente baixos, instalações de fácil construção e simples técnicas de manejo.

O sistema de criação de galinha caipira é simples, as aves devem ser alimentadas com dietas combinadas, compostas de ração balanceada, complementada com produtos da região e pasto de boa qualidade. O ideal é que as aves fiquem soltas durante o dia para que possam ciscar, tomar sol, e se exercitarem a fim de terem uma vida natural e saudável. A ingestão de gramíneas, leguminosas e outras fontes vegetais fornecem vitaminas e minerais as aves, ajudando na resistência de doenças e modificando a qualidade de seus ovos tornando suas gemas ricas em vitamina A. A alimentação vegetal pode suprir em até 25% das exigências nutricionais das aves.

Nesse sistema de produção de aves a escolha do tipo de galinha a ser criada é de fundamental importância e para que a produção seja satisfatória, deve-se dar atenção a nutrição, ambiência, sanidade e manejo. Conforto ambiental, condições ideais de manejo e proteção contra predadores devem ser levadas em consideração no planejamento das instalações. Esses cuidados são essenciais e não devem ser ignorados sob pena de comprometer todo a produção. Para iniciar no sistema de criação de galinha caipira, é recomendado procurar ajuda de um profissional da área para dar as orientações necessárias.

Manejo básico

Ao se adquirir as aves, é preciso respeitar a rotina de trato que assegure o crescimento ideal e saudável. A primeira recomendação é evitar o estresse das aves e adaptar a estrutura das instalações para cada etapa de desenvolvimento.

As principais instruções são:
– Limpeza do ambiente;
– Temperatura adequada;
– Disponibilidade de água limpa, fresca e de ração específica;
– Vacinas para o manejo sanitário;

Você tem uma criação de galinha caipira? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários!

 

Gostou deste conteúdo?

Siga nas redes sociais

Compartilhe este post

Produtos Relacionados

Você também pode gostar…

Precisa de ajuda?

Escreva um e-mail

Escreva para [email protected] e conte com nossa ajuda.

Envie uma mensagem

Envie uma mensagem para nosso WhatsApp e fale conosco.

Fale com o SAC

Contate o nosso SAC pelo número: 0800 703 1346

Acesse nosso catálogo e conheça todos os produtos.

Conheça nossa linha completa de produtos com garantia de qualidade para prevenção e tratamento de animais de pequeno, médio e grande porte.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?