Os porcos estão cada vez mais presentes no cotidiano do ser humano e é uma das espécies mais versáteis que existem.
Conheça agora algumas curiosidades sobre eles e surpreenda-se.
Características suínas
Originalmente dos continentes europeu e asiático, o porco é um mamífero onívoro, ou seja, come vários tipos de alimentos. Além disso, adora banho de lama, que ajuda a reduzir a temperatura em até 2º. A maneira divertida que encontrou para se refrescar, já que não possui glândulas sudoríparas.
Cientificamente, o animal é do reino Animalia, filo Chordata, classe Mammalia, ordem Artiodactyla, família Suidae, subfamília Suinae e gênero Sus.
Ainda que gostem de se refrescar, exalam um odor muito forte devido aos hormônios que possuem em todo corpo. Suas patas possuem apenas quatro dedos envolvidos pelo casco, diferente das nossas mãos, por exemplo, mas eles possuem grande semelhança com o corpo humano, o que abre portas para o avanço da medicina, como abordaremos mais à frente.
Normalmente medem 1,5m e pesam de 100kg a 500kg na idade adulta. Toda essa formosura podem viver de 12 a 15 anos e não conseguem olhar para cima justamente pela sua estrutura anatômica do pescoço curto. Então quando querem vislumbrar o céu, precisam fazer isso de lado.
Eles encantam com o corpo gordinho, rosado, marrom, avermelhado, preto ou mistos. E claro, com todo charme do focinho cartilaginoso que muitas pessoas chamam por aí de “focinho de tomada”.
Estruturas dos porquinhos e suas especificidades
O organismo dos suínos possui estruturas parecidas ao dos humanos, com essa semelhança na anatomia, cada vez mais a medicina avança em procedimentos para transplantes com órgãos de animais geneticamente modificados.
Quanto aos ataques de alguns animais, os porquinhos podem ficar sossegados.
A cobra é um exemplo disso, porque ela não significa uma grande ameaça ao porco. O veneno da sua picada não entra com facilidade na circulação sanguínea, graças ao tecido adiposo recheado de manta gordurosa.
Suínos Inteligentes e sociáveis
Amigável, brincalhão, inteligente e sociável, o porco desenvolveu várias habilidades ao longo dos 10 mil anos que evoluiu com humanos.
Por isso eles possuem o QI (quociente de inteligência) extremamente alto, superando até os cachorros. Possuem uma memória extraordinária e se comunicam através de sons e cheiros. Quando excitados, por exemplo, abanam o rabinho.
O focinho é a parte mais sensível do mamífero, e ele usa para procurar comida no chão e cavar.
São bem amorosos, gostam de brincar e transmitir sons de acordo com seu estado emocional, e algumas raças são domesticadas e consideradas membros da família.
Porco Bísaro
O porco bísaro é uma raça autóctone portuguesa, caracterizada por ter orelhas grandes e pendentes, e um tamanho acima dos porcos comuns, podendo ultrapassar 1,5 metros de altura.
Normalmente é encontrado no continente africano e europeu, e podem ser pretos, brancos ou malhados, com pelagem grossa e cerdas compridas.
Adoram se alimentar de castanha e a sua carne é bem mais magra, comparada às outras raças. Além disso, possuem temperamento dócil.
O que não te falaram sobre porco-espinho
Conhecido pela aparência fora do padrão, o porco-espinho, também conhecido como ouriço-cacheiro, carrega consigo algumas peculiaridades. Uma delas é a sua ordem. Apesar do nome, ele NÂO é da mesma classe dos suínos. Isso mesmo. Na verdade eles são considerados roedores.
O corpo é diferenciado, repleto de espinhos. Eles servem para proteger o animal quando se sente ameaçado. Mas na verdade não são espinhos de fato, a pelagem modificada apresenta estruturas pontiagudas e duras, que podem chegar até 8 cm.
Na fase de desenvolvimento, o mamífero pode soltar 30 mil espinhos pelo corpo caso identifique situações de perigo. É válido ressaltar que os espinhos não possuem toxinas.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com com seus amigos!
Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126