De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil possui 3,3% da população mundial de caprinos e ovinos. Estima-se que cerca de 9,5 milhões são caprinos, como cabra e bode, e 14,6 milhões representam o grupo de ovinos, carneiro e ovelha.
E para manter esse rebanho em condições favoráveis à produtividade, faz-se necessário um conjunto de ações para nutrir, proteger e cuidar do bem-estar animal, que interfere na mesa do brasileiro e na economia agropecuária.
Deficiência nutricional que acomete ovinos e caprinos
Sabemos o quanto a deficiência nutricional do rebanho afeta drasticamente os resultados da produção. Isso porque, caso o rebanho não tenha uma boa alimentação, seguida de um manejo adequado, a imunidade vai diminuindo, o que propicia possíveis infecções e doenças.
A deficiência de minerais pode interferir de forma direta na produtividade, crescimento e engorda dos animais. Os minerais auxiliam na manutenção tecidual e hormonal, regulando a pressão e o equilíbrio ácido-básico.
A mineralização do rebanho é indispensável para o sistema de produção, bem como o fósforo que auxilia no fortalecimento da estrutura óssea e ajuda no crescimento e outros processos vitais. Mas ainda simboliza uma das maiores deficiências em ruminantes criados em pastagens no Brasil.
As vitaminas são essenciais e importantes para o metabolismo dos ruminantes, desempenhando um papel importante nas funções orgânicas, biológicas e no fortalecimento imunológico. A sua carência pode gerar complicações como a fadiga, malformações, baixa resistência a infecções e parasitas e até problemas reprodutivos.
Com as irregularidades nutricionais, pode ocorrer um aumento de doenças no rebanho. A melhor forma de prevenir e evitar perdas é investindo na suplementação necessária, além de alimentação de alta qualidade e água fresca e limpa.
Com o seu animal cada vez mais forte e saudável, você terá melhores resultados.
Cuidados no Controle de Verminoses e Melhorias na Imunidade Animal.
Se tratando de doenças causadas por parasitas e carência de vitaminas e minerais, são necessários alguns cuidados, como:
- Diminuir os riscos de contaminação por via alimentar, com a manutenção e supervisão do pasto; limpeza e higienização no ambiente de confinamento, a fim de eliminar possíveis parasitas que podem infectá-los.
- O uso de medicamentos anti-helmínticos no controle das verminoses, já que elas afetam animais que estão mais propícios às doenças por estarem com deficiência nutricional, e/ou calendário sanitário inadequado.
Vale ressaltar que o melhor caminho é fomentar o desenvolvimento de imunidade e resistência do animal com alimento de qualidade e medicamentos estimulantes para sustentar funções orgânicas dele, como o Modificador Orgânico Profit, um estimulante, revigorante e reconstituinte do organismo animal, que possui em sua formulação vitaminas, aminoácidos e minerais, que combinados, apresentam diversos benefícios aos animais como, potencializar a energia e proteína do alimento trazendo resultados positivos na produtividade, seja destinado a leite ou corte, auxiliando na redução do estresse e aumento da resposta imunológica dos animais.
Assim seu rebanho responde melhor aos desafios do dia a dia com aumento de resposta imunológica.
Um único produto, diversos benefícios.
Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126