fbpx

Blog Grandes Animais

Voltar

AS 10 RAÇAS DE CAVALOS MAIS CARAS DO MUNDO

2019-06-03 14:49:29
Labovet
23
maio2019
cavalos mais caros do mundo

Os seres humanos têm uma relação próxima aos cavalos a pelo menos 4 mil anos. Os equídeos tiveram uma grande importância no desenvolvimento da nossa sociedade. Atualmente eles continuam tendo um espaço fundamental em diversas atividades como a agricultura, entretenimento, terapia, ações policiais e esportes.

Apesar de 80% dos cavalos no país serem voltados para o trabalho no campo, os 20% dedicados a esporte e lazer têm impulsionado o mercado. O crescimento do circuito de competições, aliado aos leilões pela internet e pela televisão, alavancou os números do mercado de cavalos no país. Hoje, por exemplo, no Brasil o setor movimenta mais de R$ 12 bilhões por ano e reúne 5 milhões de animais.

Alguns cavalos têm alto valor no mercado. O valor de venda desses animais, além da raça, depende de fatores como a idade, condição física e linhagem. Os cavalos caros são ainda famosos pela velocidade apresentada e suas características especiais. Confira as raças de cavalos mais caras do mundo:

10° – Morgan

A raça Morgan existe nos Estados Unidos desde 1789. Possui características amistosas e uma personalidade forte. São animais versáteis e podem participar de todo tipo de corridas de cavalo. No Brasil existem menos de 200 exemplares da raça.

9° – Clydesdale

Originária da Escócia esta raça é muito famosa pelo seu temperamento. São cavalos muito afetuosos aos seus donos, pode apresentar-se nas pelagens zaino, zaino negro, negro ou tordilho.

8° – Shetland Pony

Shetland é uma raça de pônei originária das ilhas Shetland. Possui tamanho de 71,12 cm e tem altura máxima de 111,76 cm. Sua pelagem caracteriza-se por ser densa, apresenta pernas curtas e é considerada uma raça muito inteligente.

7° – Appaloosa

Appaloosa é uma raça americana de cavalos. Eles são bastante fortes e possuem o corpo musculoso, são considerados ótimos corredores. Seu padrão de pelagem diferenciado é o grande destaque da raça, podem variar em cinco cores: leopardo, copo de neve, malhado, claro e marmóreo.

6° – Friesian

Raça de cavalos de cor negra originária da Frísia. Estes animais possuem um temperamento extremamente dócil e são fisicamente robustos. Um animal gracioso, rápido e também muito inteligente. Sua popularidade foi alcançada em filmes famosos como O Feitiço de Àquila entre outros.

5°- Mustang

É considerada uma raça selvagem, esses cavalos são protegidos por lei nos Estados Unidos, mas desapareceram de vários estados onde havia populações. A raça Mustang foi inicialmente introduzida na América pelo povo espanhol, pode viver por um período longo de tempo, é bastante estável e inteligente.

4° – Paint Horse

Esta raça teve sua origem nos Estados Unidos. Dentre suas características se destaca a inteligência, corpo forte e porte atlético. É um cavalo que une a versatilidade com a bela pelagem alternativa. O Paint Horse tem padrão de manchas de cores de revestimento branco e escuro. É a raça que mais cresce na América do Norte.

3° – Quarto de Milha

A raça Quarto de Milha é referência entre todas as espécies de cavalos. Atualmente representa 53% da população equina mundial. Suas qualidades genéticas e características morfológicas o faz ser extremamente versátil. No Brasil, a raça movimentou em 2016 mais de R$ 200 milhões.

2° – Puro-Sangue Inglês

Conhecida como PSI é uma raça usada principalmente em corridas devido à sua grande velocidade. São cavalos pequenos e magros que se destacam em competições de turfe e hipismo. De origem inglesa, a raça foi desenvolvida através do cruzamento de éguas locais e garanhões árabes e berberes. Trata-se de um animal bastante completo, porém de temperamento difícil.

1° – Cavalo Árabe

O cavalo árabe é uma das raças equinas mais antigas, com evidências arqueológicas que remontam a cerca de 2500 a.C.  Ele se difundiu pelo mundo mediante a guerra e o comércio, sendo usado também na melhoria de outras raças. Atualmente, as linhagens árabes são encontradas em quase todas as raças modernas de cavalos de montaria. Conhecido também como Puro-Sangue Árabe, é utilizado principalmente em esportes equestres olímpicos, onde apresenta desempenho superior a outras raças. A cauda alta e o formato da cabeça faz da raça única no mundo dos cavalos e é a mais cara no mercado mundial.