Blog Grandes Animais

Voltar

PRODUÇÃO DE MINI AMIMAIS – CONHEÇA ESSE MERCADO QUE TEM CRESCIDO NO BRASIL

2019-06-07 10:27:04
Labovet
31
maio2019
minianimais-blog

Muitos animais possuem uma versão em miniatura, os mais conhecidos são os cachorros como as raças Pinscher e Yorkshire Terrier. Mas há quem tem investido na miniatura de marrecos, cabras, pôneis, porcos, vacas, e até mesmo galinhas. Os animais de pequeno porte se originaram através do processo de seleção natural e pelo cruzamento promovido por produtores rurais com objetivo de obter raças cada vez menores.

As miniaturas servem de animais de estimação, são usados também como ornamentação em sítios, turismo rural principalmente em hotéis, e em alguns casos têm auxiliado crianças em tratamentos de diversas doenças. Os pequenos apresentam de maneira geral as mesmas características dos animais padrões. O mini marreco que pode caber na palma da mão quando adulto é uma das miniaturas mais escolhidas para ornamentar propriedades rurais que possuem ambientes aquáticos.

 

Uma fazenda em Minas Gerais é referência na adaptação de grandes espécies. A família Oliveira cria os animais em miniatura a quase 15 anos e hoje soma um total de 200 miniaturas de oitos espécies diferentes. Uma delas, a vaca Princesinha, que segundo o Ranking Brasil é a menor vaca do país tem apenas 60 centímetros e pesa cerca de 40 kg. Uma vaca padrão teria pelo menos 80 cm a mais.

A produção desses animais é feita de forma natural e não há manipulação genética. O resultado é obtido através do cruzamento de bichos cada vez menores até ir chegando a crias bem pequenas. A mini vaca Princesinha foi obtida após oito gerações.  Outro recordista da fazenda é o mini pônei oficializado pelo Ranking Brasil como o menor mini pônei do país. Apesar de parecer uma grande brincadeira, quem escolheu o ramo garante que é um mercado muito rentável e com bastante crescimento no Brasil.