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5 DICAS PARA A GESTÃO DE CLÍNICAS VETERINÁRIAS

2019-06-21 14:49:50
Labovet
14
maio2019
gestaodeclinicas-blog

O sucesso de todo negócio está diretamente ligado à uma boa gestão. No caso das clínicas veterinárias, isso não é diferente. Porém, nem sempre o veterinário conta com uma boa capacitação para administrar seu negócio e dúvidas sobre como se organizar, quais ferramentas adotar e quando terceirizar serviços que são suporte à clínica são bastante comuns no dia a dia desses profissionais.

Para saber como realizar uma boa gestão e tornar sua clínica veterinária um sucesso, é preciso tomar algumas medidas que garantem mais segurança e também solidez ao seu negócio.
Ficou curioso? Então, confira algumas dicas que preparamos para você!

1 – Tenha um bom planejamento

Para realizar uma boa gestão em qualquer negócio a palavra de ordem é planejamento. Por isso, antes de tomar qualquer atitude com relação à sua clínica, coloque no papel um plano de ação, determinando metas e objetivos possíveis para serem cumpridos em prazos razoáveis.

Se você se sente inseguro com a questão financeira da sua clínica, por exemplo, procure montar um fluxo de caixa; se acha que o atendimento precisa ser melhorado, priorize a realização de treinamentos para os seus colaboradores; se seu negócio anda estagnado e você precisando de clientes, que tal investir em ações de marketing? Procure mapear todos os pontos que estão deficitários e todos os fortes do seu negócio antes de avaliar as medidas que devem ser feitas.

2 – Controle o fluxo de caixa

O controle do fluxo de caixa é uma medida de gestão muito simples e fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio. Se o orçamento da sua clínica anda apertado, ou você se sente inseguro, pois frequentemente perde o controle das contas, fazer o monitoramento do seu fluxo de caixa é uma medida essencial a ser considerada no seu planejamento.

Controlar o fluxo de caixa nada mais é do que registrar todas as entradas e saídas de dinheiro da sua clínica. Esse tipo de medida, além de ajudar você a planejar os próximos passos do seu negócio, permite evitar dívidas e comprometer financeiramente sua clínica veterinária.

3 – Utilize ferramentas de gestão

Gerenciar uma clínica veterinária requer uma série de atividades. Por isso, é comum que muitos veterinários se sintam sobrecarregados diante de tantas tarefas para executar. No entanto, com o auxílio da tecnologia, é possível contar com a ajuda dos softwares na hora de gerir seu negócio. Além de fazer toda a administração dos custos, essas ferramentas ajudam a organizar seu cadastro de clientes, datas importantes para o recolhimento de impostos e pagamentos, entre outras tarefas. Tudo de forma simples e automática. Muitas vezes, vale mais contar com a ajuda de um bom software do que contratar mais um funcionário para o seu negócio. Por isso, pesquise e avalie se não é o momento de adquirir essa solução.

4 – Tenha um diferencial na comunicação

Uma comunicação eficiente entre a sua clínica e os donos de pets pode trazer excelentes resultados. Supondo que você instale um sistema que avise seu cliente por e-mail que chegou a hora de vacinar ou então vermifugar o seu pet: esse tipo de lembrete faz com que ele se sinta importante e acabe não trocando a sua clínica pela de outro veterinário.

Oferecer uma comunicação personalizada é um diferencial para qualquer negócio e uma estratégia que vem sendo adotada por inúmeras clínicas. Hoje, além das ferramentas de e-mail marketing, os veterinários também podem contar com serviços exclusivos de SMS, por exemplo.

5 – Garanta um bom atendimento

Na grande maioria das vezes, os pets são tratados praticamente como membros da família. Por isso, quem trabalha com animaizinhos, além de amar bichos, deve ter uma boa dose de compreensão e jogo de cintura para lidar com os donos, especialmente em situações em que existe risco de vida do animal.

Para evitar problemas durante o atendimento e o tratamento, é preciso que o veterinário invista na capacitação dos colaboradores da clínica, especialmente da recepção. Apostar em treinamentos e até workshops pode ser uma boa maneira de evitar problemas e também conquistar mais clientes.

Gostou dessas dicas? Você tem algum sistema de gestão para a sua clínica veterinária? Deixe seus comentários abaixo!