LEPTOSPIROSE CANINA

2022-08-31 11:47:49
ago2022
BLOG-LEPTOSPIROSE CANINA

A Leptospirose Canina é uma doença altamente contagiosa, determinada pela infecção de diferentes espécies da bactéria Lepstopira sp. que ataca órgãos dos cães, produzindo lesões, principalmente nos rins e fígado.

Conhecida por ter maior incidência em épocas chuvosas, é muito importante realizar métodos preventivos para evitar a transmissão da doença, também conhecida como “Doença do Rato“, tópicos que falaremos a seguir.

“Doença do Rato” e Sua Transmissão

Como os principais reservatórios da Leptospira sp. são os roedores, a enfermidade é popularmente conhecida por “Doença do Rato“, já que a natureza possibilita que eles se multipliquem em abundância.

As Leptospiras são bactérias ubiquitárias, que podem estar em vários lugares ao mesmo tempo, como a água e o solo, condições favoráveis à proliferação de ratos, e consequentemente da doença.

Ao ter contato direto ou indireto com urinas e fezes dos hospedeiros contaminados, o micro-organismo penetra no organismo do cachorro e atinge a corrente sanguínea, o que resulta em alguns sinais clínicos que veremos adiante. A transmissão também pode ocorrer através do contato com sangue, por transmissão venérea, placentária ou de pele.

Já que a urina, água parada na superfície e lama são vias frequentes de transmissão da enfermidade, ruas, bueiros e poças se transformam em sinais de alerta para o amigão de quatro patas.

Manifestações comuns e Prevenção

O quadro clínico pode ser variável em decorrência da idade e imunidade do cachorro e dos fatores ambientais que afetam os micro-organismos.

Nas infecções mais comumente observadas, são vistos sinais como febre, anorexia, vômito, desidratação, poliúria, polidipsia, icterícia e mialgia. Mas os sinais clínicos podem variar, dependendo muito do órgão mais atingido pela bactéria.

A melhor forma de prevenção é a vacinação. A Vacina Elevencell Labovet é uma vacina múltipla indicada para cães, que possui alto padrão de qualidade, com 11 antígenos responsáveis por prevenir seu pet de diversas doenças, incluindo a Leptospirose Canina.

Métodos complementares de precaução, higienização de telhados e a eliminação correta dos lixos, são bem-vindos para manter os roedores longe da sua residência e do seu pet.

Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira CRMV-SC 09126