A IMPORTÂNCIA DA VACINA ANTIRRÁBICA

2023-08-30 16:11:25
ago2023
capa_blog (2)

Você sabe qual a importância da vacina antirrábica?

Mais do que uma doença incurável, a raiva é fatal para o seu bichinho e pode colocar em risco também a sua saúde, já que o vírus da doença é transmissível para seres humanos, o que a caracteriza como zoonose.

Sendo assim, anualmente, é necessário vacinar seu cão ou gato, a fim de manter seu pet e você bem longe dessa doença!

Portanto, para saber mais sobre a importância da vacina antirrábica e por que dar uma boa atenção a ela? Então continue acompanhando o texto!

RAIVA: TRANSMISSÃO

A raiva é uma zoonose muito grave por ser sempre fatal em pet. Ela é provocada por um vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae e transmitida pelo morcego hematófago, conhecido também como morcego-vampiro.

A sua transmissão ocorre quando há o contato do vírus presente no organismo de animais contaminados com animais sadios. Como por exemplo, o ataque de morcego hematófago em outros mamíferos, que podem ser cães, gatos, animais silvestres e outros.

Este ataque do morcego contaminado normalmente ocorre por meio de mordidas, e depois de infectados, cães e gatos podem transmitir o vírus rábico (Lyssavirus,)  através de lambeduras ou arranhaduras.

Após a penetração no organismo, o vírus multiplica-se até atingir o sistema nervoso, causando sérios sinais clínicos.

RAIVA E SINAIS CLÍNICOS

De modo geral, o curso clínico da doença pode se manifestar em 2 formas. Primeiramente, ocorre a fase prodrômica, da qual o pet afetado pela zoonose apresenta confusão, desorientação e mudança de temperamento. Logo após, pode ocorrer a forma furiosa, caracterizada por hiperexcitabilidade e agressividade, em alguns casos ocorre automutilação.

Também pode ocorrer a forma paralítica que é reconhecida pela letargia e fraqueza paralítica. A paralisia avança até acometer a musculatura respiratória, causando dificuldade de deglutir, mandíbula caída, salivação excessiva, ataxia, cessação do movimento respiratório e consequente óbito do animal.

Caso o seu cão busque isolamento e locais escuros, passe a salivar muito e apresentar sinais de agressividade, esses são alertas que indicam a necessidade de procurar um Médico Veterinário imediatamente.

No caso dos gatos, é comum que o bichano apresente falta de apetite, hidrofobia, febre e agitação excessiva, além dos sintomas característicos também presentes em cães.

Ainda que seja mais presente em cães, os gatos também podem ser acometidos pela doença. Sendo assim, a raiva felina também é de suma importância para a saúde pública. E por isso é importante imunizar seu pet com a antirrábica.

SAIBA QUAL O CENÁRIO DOS CASOS DE RAIVA EM CÃES E GATOS NO BRASIL

Embora o número de casos de cães e gatos acometidos pela raiva tenha diminuído no Brasil nos últimos anos, conforme gráfico abaixo, o país ainda conta com uma grande quantidade de animais abandonados que podem multiplicar-se como transmissores. Além disso, mesmo com a redução dos casos, não se pode considerar que a doença foi erradicada no país, como no Japão e Inglaterra, por exemplo. Por isso, é preciso prevenir a fim de preservar a vida do seu animal.

Cenário de diminuição da raiva em cães e gatos na última década no Brasil.

A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA NA PREVENÇÃO DA RAIVA

Tendo em vista a importância de imunizar seu pet com a vacina antirrábica, saiba que a vacinação antirrábica em cães e gatos é obrigatória, segundo a Lei nº 2.858, de 10/12/1954, e deve ser aplicada todo ano.

Ademais, é a única forma de prevenção da doença que é incurável, letal em quase 100% dos casos que acometem nossos pets, além de trazer grande risco à saúde humana.

A raiva é um assunto sério e quem ama seu animal não pode deixar de vaciná-lo anualmente, independente das campanhas do governo. No entanto, não é aconselhável vacinar animais doentes, parasitados, subnutridos ou em condições de estresse;

O Labovet possui a Vacina Antirrábica Inativada Labovet para Cães e Gatos, da qual deve ser administrada a primeira dose a partir dos três meses de idade, e realizado reforços anualmente por toda vida do seu bichinho.

Então, agora que você já conhece os riscos da raiva e o porquê deve vacinar seu pet este ano, que tal buscar seu Médico  Veterinário de confiança?

Preserve a saúde e bem-estar do seu pet e nos acompanhe sempre!