fbpx

Blog Pet

Voltar

AS 10 RAÇAS DE GATOS MAIS CONHECIDAS

2019-10-31 23:55:50
Labovet
29
mar2019
gatos-blog

Gatos são bichos de estimação com comportamentos e personalidades individuais. Apesar de algumas pessoas acharem, esses felinos não são todos iguais. Assim como os cachorros, existem diversas raças de gatos domésticos no mundo, cada uma com suas próprias singularidades, tanto em aparência como em temperamento. Vamos conhecer as 10 raças de gatos mais comuns no Brasil!

1. SRD

Os gatos Sem Raça Definida são os mais populares, há milhões de anos raças diferentes cruzavam entre si dando origem a eles. Por serem resultado de misturas, os gatos SRD podem variar em cores e tipos de pelagem, além de tamanhos, formatos, aparência e temperamento. Infelizmente existe um grande número de gatos SRD, morando nas ruas ou em abrigos a espera de uma adoção responsável.

2. Siamês

Essa raça teve sua origem na atual Tailândia, os primeiros exemplares chegaram à Inglaterra no século XIX. O siamês como conhecemos hoje foi desenvolvido no fim da década de 1940 e só foi introduzido no Brasil em 1970. Sua aparência é bem chamativa, olhos azuis, pelos claros com extremidades mais escuras (cabeça, patas e cauda), corpo alongado, longilíneo, fino e atlético. Seu pelo é extremamente curto, denso e fechado. É uma raça muito inteligente, saudável e dócil.

3. Persa

O gato Persa é uma raça reconhecida por sua aparência, a carinha achatada e pelos longos ficaram famosos em exposições de animais. Sabe-se que é uma raça muito antiga, mas que chegou a Europa somente no século XVI e logo se tornou popular entre a nobreza. Seu temperamento é calmo e tranquilo. São gatos bastante apegados aos donos, adoram carinho, dormir e são também muito afetuosos.

4. Himalaia

Himalaia ou Himalaio é uma raça recente criada em 1950 através do cruzamento entre o gato Siamês e o Persa. A intenção era criar um pet que tivesse corpo do Persa e a coloração do Siamês. São gatos dóceis, silenciosos e caseiros. Assim como os persas são carinhosos e adoram colo. De nariz achatado e pelagem longa pesam entre 3,5 a 6 quilos.

5. Maine Coon

O Maine Coon pode chegar a pesar até 11kg e medir 1,20m de comprimento, por esse motivo são conhecidos como gatos gigantes. Sua pelagem é longa e a coloração variada. A origem da raça traz muitas lendas, uma delas diz que a raça tenha surgido do cruzamento de gatos selvagens com guaxinins. Esses gatos adoram água, são calmos, dóceis, inteligentes e receptivos. É uma raça indicada para quem gosta de cães, pela semelhança com o temperamento canino.

6. Angorá

De origem turca, os gatos da raça Angorá são elegantes e independentes, conhecidos como a “bailarina” do mundo dos gatos. É considerada a mais antiga dentre as raças naturais, e foi uma das bases para a formação de diversas raças de pelo longo, como os Persas. Possuem pelos longos que podem variar do branco ao preto, passando pelo vermelho e por misturas. É comum nessa raça surgirem gatos com heterocromia – que possuem um olho de cada cor. Têm bom temperamento, são amorosos, amigáveis e sedutores. Adoram brincar e são também muito inteligentes.

7. Sphynx

A raça Sphynx é muito rara entre os felinos por sua ausência de pelos. É também conhecido como Pelado Canadense. O primeiro filhote pelado que deu origem à raça, nasceu em uma ninhada no Canadá, em 1966. Este gato deu crias, e mais gatos nasceram pelados, dando assim continuidade e criação à raça Sphynx. O cruzamento com gatos domésticos e outras raças fortaleceu a genética. Além da ausência de pelos, os grandes olhos expressivos e orelhas são características marcantes da raça. O Sphynx é um gato Inteligente, brincalhão, carinhoso e interage bem com outros animais.

8. Ragdoll

Essa raça foi desenvolvida nos Estados Unidos no início da década de 1960. O Ragdoll possui porte gigante, podem chegar a pesar mais de 9 kg. Está junto com o Maine Coon, entre os maiores gatos domésticos. Os gatos da raça Ragdoll têm olhos azuis e apresentam uma distinta pelagem colourpoint semi-longa, abundante e macia. As cores aceitas para esta raça são o vermelho, seal, chocolate, fogo, azul, lilás, creme, além do malhado (casco de tartaruga, ou tortoiseshell). São extremamente dóceis.

9. Siberiano

O Siberiano é uma raça originária da Rússia da região da Sibéria. Estima-se que a sua origem provém do cruzamento entre o gato europeu e os gatos selvagens dos bosques siberianos. Os gatos dessa raça são geralmente muito grandes, os machos podem pesar entre 6 e 10 quilos, enquanto as fêmeas pesam entre 3,5 a 7 quilos. Seu temperamento é tranquilo e amigável, ainda que muito brincalhão. A inteligência e saúde da raça são marcantes.

10. American Shorthair

Chamada também de Pelo Curto Americano, são gatos simpáticos, com grandes olhos, sempre alertas e têm pelagem em cores variadas. O American Shorthair foi levado para os Estados Unidos pelos colonizadores europeus. É um gato gentil e extrovertido e tem um ótimo relacionamento com todas as pessoas. Muito equilibrado, sociável e amoroso. É calmo, mas adora brincar, mesmo quando adulto.

Gostou de conhecer algumas raças de gatos comuns no Brasil? Você tem alguma dessas em casa? Nos conte e aproveite para conhecer nossa linha de produtos para gatos aqui!