Blog Pet

Voltar

CUIDADOS ESSENCIAIS COM GATOS FILHOTES

2022-10-18 17:03:47
Labovet
18
out2022
_CAPA-BLOG-CUIDADOS

Seja por adoção ou até mesmo gestação, com a chegada de um gato filhote, alguns cuidados são essenciais para que o tutor dê toda atenção e segurança a eles.

GESTAÇÃO FELINA: GATA PRENHA E O ZELO COM OS NEONATOS

A gestação felina não é um processo muito fácil de lidar. Assim como nos humanos, os animais de estimação também passam por mudanças fisiológicas, emocionais e psicológicas.
Ainda que as gatas sejam mais reservadas, é possível identificar sinais de que elas vão parir, ao longo do tempo podem ficar mais agitadas, o ganho de peso pode variar entre 12 a 38% e lambidas na área da vulva podem ser frequentes.

As felinas podem apresentar vários períodos de cio por ano, como ele não é regular, pode haver variação dependendo do clima e ambiente, por exemplo. O que pode levar de 5 a 20 dias da gata no cio.

Normalmente, o período de gestação ocorre por volta de 65 dias, e como ela se reproduz muitas vezes durante o cio, pode ser que venham muitos babys felinos a bordo.

 

É válido destacar que o primeiro e mais importante cuidado com gatos recém-nascidos é da própria mãe. Por isso, antes de parir ela encontra um local adequado para que tudo aconteça da melhor forma possível, e um dos mais utilizados é a caixa de papelão.

Mas isso é variável, porque algumas felinas escolhem se esconder na primeira cria, por motivos de instinto e segurança.

Já que os gatinhos neonatos precisam totalmente dos cuidados maternos nas primeiras duas semanas de vida.

DICAS PARA O TUTOR CUIDAR DE UM GATO FILHOTE

Facilitar a chegada de um gato filhote é primordial para que ele se sinta seguro e se desenvolva bem conforme os dias.

Por isso, é importante:

  • Disponibilizar de caixa de areia, comedouro, bebedouro, caminha, brinquedos e muita atenção;
  • Fornecer alimentação adequada e de qualidade após o leite materno, os recém-nascidos costumam se nutrir da mamãe até umas 3 ou 4 semanas de vida;
  • Se preocupar com a saúde do filhote é primordial para o bem-estar dele.
  • Manter a rotina correta de vermifugação e vacinação, seguindo o calendário vacinal conforme orientações do Médico Veterinário.

 

Lembre-se: check-ups regulares são muito importantes para que eles cresçam sadios.

Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126