ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE O CORONAVÍRUS EM CÃES E EM HUMANOS

2020-03-23 18:33:43
mar2020
Coronavirus cães e humanos

O mundo inteiro está preocupado com o caos da nova Pandemia por conta do Covid-19. Uma doença nova que tem causado pânico e muitas dúvidas. A busca por informações é cada vez mais intensa e a população acaba por receber conteúdo de diversas fontes (jornais, redes sociais, whatsapp…).
Com o acesso fácil, circulam na internet diversas notícias falsas em relação ao uso de vacinas de cães para prevenção do coronavírus em humanos. Cuidado! Essa informação não procede. Não se trata do mesmo vírus.

A CORONAVIROSE CANINA É UMA DOENÇA. A COVID-19 É OUTRA.

O coronavírus canino (CCoV) é um vírus muito antigo, descoberto na década de 70. É membro da família Coronaviridae (CVC) e seu gênero é o Alphacoronavírus, diferente do SARS-CoV2, causador da COVID-19, que tem o Betacoronavírus como gênero.

Assim como os cães, os gatos também podem ser afetados, mas a infecção por coronavírus em gatos é causada pelo coronavírus felino (FCoV), também do gênero Alphacoronavírus responsável pela Peritonite Infecciosa Felina, a PIF. Para essa doença ainda não há vacinas disponíveis, a recomendação é manter os gatos dentro de casa, evitando o contato com outros animais. O tratamento deve ser indicado por um médico veterinário.

O coronavírus canino (CCoV) afeta apenas CÃES, provocando uma gastroenterite viral moderada em caninos de todas as idades, com maior gravidade em filhotes. Os sinais clínicos nesses animais são diarreia, vômito, desidratação, perda de apetite e letargia.
A prevenção desta doença está na VACINAÇÃO. Filhotes são vacinados a partir da 6ª semana de vida do animal e segue-se um protocolo de acordo com o Médico Veterinário utilizando vacinas combinadas, já existentes no mercado, para a proteção desta e de outras doenças.

O Labovet possui duas vacinas que possuem antígenos contra o CORONAVÍRUS CANINO (CCoV), são elas:

Elevencell Vac V11 – composta por duas frações que devem ser diluídas para aplicação: a fração liofilizada é composta de suspensões de vírus vivo atenuado de Cinomose, Adenovírus tipo 2, Parvovírus e Parainfluenza canina; a fração líquida é composta pela associação da suspensão viral inativada do Coronavírus canino e suspensões bacterianas inativadas de Leptospira canícola, L. icterohaemorrhagiae, L. pomona, L. grippotyphosa e L. copenhageni.

Octocell Vac V8 – composta por 8 antígenos em uma mesma dose vacinal: Fração Liofilizada: contém suspensões virais vivas atenuadas que conferem proteção contra Cinomose, Parvovirose, Adenovirose, Hepatite infecciosa e Parainfluenza canina. Fração Líquida (Diluente): contém suspensão viral inativada de Coronavírus e suspensões bacterianas inativadas de Leptospira interrogans sorotipo canicola e L. icterohaemorrhagiae.

Trata-se de vacinas indicadas exclusivamente para cães e não devem ser aplicadas em seres humanos.

A CORONAVIROSE CANINA NÃO É CONTAGIOSA PARA HUMANOS, assim como os vírus de outros membros dessa família como o coronavírus felino (FCoV) e o coronavírus em aves (VBIG), por exemplo, do gênero Alphacoronavírus.
Apesar desses vírus pertencerem à mesma família, é importante entender que se trata de vírus diferentes. O SARS-CoV2 é um NOVO coronavírus, causador do Covid-19, que está atingindo os humanos.

Segundo informações já divulgadas pela a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e pela a Organização Mundial da Saúde (OMS) não há evidências significativas de que os animais possam ficar doentes ou transmitir o Covid-19. Entretanto, ressaltamos a importância dos cuidados para evitar o contágio. Pessoas que contraíram a doença ou estão com suspeita, devem evitar o contato muito próximo com os pets, além de manter boas práticas de higiene.

Reforçamos que vacinas e medicamentos de uso exclusivamente veterinário NÃO são indicados para uso humano.
Fiquem atentos com o conteúdo que encontram na internet, conferindo as informações em sites confiáveis. Não compartilhem FAKE NEWS.