Blog Pet

Voltar

TODOS CONTRA O CÂNCER DE MAMA!

2019-06-05 15:46:09
Labovet
02
abr2019
cancerdemama-blog

Células que crescem continuamente e rapidamente de forma anormal no organismo. Esta é a terrível doença chamada câncer.

Sabemos que todo ano no mês de outubro se redobra o alerta e conscientização sobre o câncer de mama. No entanto não só as mulheres precisam deste cuidado. As cadelinhas também!

É muito importante o exame com os dedos nas glândulas mamárias das mascotes. Assim detectando algum nódulo deve se procurar seu veterinário de imediato.

Sintomas

Os principais sintomas do câncer de mama a serem notados é a presença de uma massa indolor em uma ou várias mamas, que podem ser detectadas por toque. Essa massa pode variar de tamanho podendo estar presa ou livre nos pelos. A pele pode se ferir, e ocasionalmente conter secreção com sangue pelo mamilo com odor desagradável. Pode ocorrer inchaço ou dilatação da área mamária da cadela com dores na região.

Tratamento

Após um detalhado diagnóstico do veterinário, onde será observado se o câncer é benigno ou maligno. Também é o momento em que se descobre se existe metástase do câncer, que é o que propaga o tumor para outras partes do corpo. O câncer ao ser diagnosticado pode ser retirado através de processo cirúrgico, e em alguns casos ter a necessidade de quimioterapia.

Prevenção

Ficar atento a saúde do animal é a melhor forma de prevenção. Observe o comportamento do cão, pois não existe fatores exatos para o aparecimento da doença. Porém existem alguns fatores que facilitam que ela surja, como, a ingestão de medicamentos hormonais, como o anticoncepcional.

Que não só no mês de outubro tenhamos consciência, mas sempre! Faça em você e na sua cadelinha o exame de conferência. Humanos e animais juntos contra o câncer!