A bovinocultura no Brasil vem ocupando espaços cada vez maiores, e as oportunidades de investimento têm se tornado cada vez mais presentes na pecuária brasileira.
O Brasil comporta aproximadamente 225 milhões de cabeças, o que corrobora para alavancar a economia brasileira. Estes dados, retirados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstram não apenas a potência da criação bovina, como formas de produzir e garantir sustento às famílias, com saúde e bem-estar animal.
Este número tende a crescer cada vez mais, porque o investimento do produtor rural, em ferramentas para auxiliar a produção, tem sido grande, o que resulta na rentabilidade sem esquecer da importância de cuidados com elas, como prevenção de doenças que podem danificar o bem-estar e a produtividade animal.
Historicamente falando, os solos brasileiros sempre foram suscetíveis ao desenvolvimento agropecuário. Extensão de terra, abundância hidráulica e clima favoreceram a criação animal.
Não só os brasileiros conseguiram enxergar este grande potencial, mas também os países estrangeiros, o que é resultado de exportações significativas.
Só no 1º semestre do ano passado, o Brasil ultrapassou 932 mil toneladas em exportação de carne bovina, e não foi por acaso.
De acordo com a Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), o Brasil conseguiu ultrapassar a produção de carne bovina fiscalizada, partindo de 2,5 milhões para 6,2 milhões de toneladas em mais de duas décadas. Aumento equivalente a 140%, que auxilia significativamente na segurança alimentar.
O investimento em saúde e bem-estar animal, incluindo produtos de alta performance e padrões tecnológicos são grandes ferramentas de investimento que têm dado certo no cenário pecuarista. Entenda o porquê!
A expansão territorial e tecnológica contribuem para a produção e qualidade da carne e leite do rebanho.
Além disso, investimentos são essenciais para proteger o animal. Além da vacinação, é imprescindível manter o rebanho em condições favoráveis à criação e comercialização de seus insumos.
A proteção contra doenças que podem afetar o sistema imunológico é fundamental para manter o bem-estar e a produtividade animal.
Produtos veterinários como: Vacinas, suplementos, terapêuticos, alimentação e ambiente adequado ganham destaque no cenário brasileiro para que a carne e leite destes animais cheguem aos quatro cantos do mundo.
O Labovet participa desses resultados, exportando para mais de 11 países com um portfólio completo, seguro, eficaz e confiável.
Tenha sucesso no seu negócio com Labovet, a fórmula do bem-estar animal.
Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126