O Carbúnculo Sintomático é uma clostridiose conhecida como Manqueira, causada pelo agente Clostridium chauvoei, bactéria anaeróbica que causa infecção nos bovinos por meio de água e alimentação contaminadas.
Bovinos de todas as idades podem ser afetados pela patologia após ingerir esporos do clostrídio, que se alojam na musculatura do animal, aguardando um ambiente anaeróbio para entrarem em ação.
Por isso, é crucial manter o rebanho vacinado e protegido contra essa doença altamente letal.
PRINCIPAIS FORMAS DE CONTAMINAÇÃO
Como dito anteriormente, assim como a maioria das clostridioses, a principal forma de contaminação do Carbúnculo Sintomático é por meio da ingestão de esporos presentes em água e alimentos infectados.
Esses esporos sobrevivem na ausência de ar à espera de um trauma na musculatura do bovino, que provavelmente dará origem ao processo inflamatório.
Como resultado do processo citado anteriormente, a massa muscular do animal do qual sofreu a pancada, irá necrosar e dar início à manqueira.
Portanto, é imprescindível atentar-se aos traumas na musculatura do gado como (contusões de manejos, transportes e troncos de contenção) pois podem servir de gatilho para o aparecimento da doença.
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
Além da manqueira, outras manifestações clínicas surgem no bovino, como: febre, depressão, claudicação, necrose, gangrena, perda de apetite, inchaço no local acometido, músculos inflamados com a coloração avermelhada, conforme a figura a seguir:
Como o Carbúnculo Sintomático é uma enfermidade aguda e altamente letal, é válido lembrar que em decorrência da evolução do quadro, que é muito rápida, o animal pode ir a óbito em torno de 12 a 48 horas.
Normalmente, ele é encontrado em posição de cavalete (membros esticados), timpanismo, músculos enegrecidos, exsudato generalizado com bolhas de gás, degeneração e putrefação rápida.
VACINA: PROFILAXIA EFICAZ
Como o Carbúnculo Sintomático é uma patologia com quase 100% de letalidade, a vacina é o processo de profilaxia mais eficaz para proteger todo o rebanho.
Por isso, o Labovet tem em seu portfólio vacinas de alta qualidade que vão proteger o seu rebanho com segurança.
Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126