fbpx

Blog de grandes animales

Volver

CONFIRA DICAS IMPORTANTES PARA IDENTIFICAR SE O SEU REBANHO ESTÁ COM VERMES

2022-06-15 13:10:10
Labovet
26
Mar2022
CAPA_blog_-__vermes_em_bovinos

Os vermes causam grandes prejuízos na pecuária quando o rebanho é afetado. Esse problema se torna ainda pior quando as vítimas são os animais jovens. Existem formas diferentes de transmissão. Para você descobrir se a sua propriedade está sendo afetada, convidamos você a prosseguir nesta leitura.

Segundo dados da Embrapa, um rebanho acometido por vermes pode ter uma perda de 20 a 30% em sua produção. Apesar disso, a prevenção aos vermes é de baixo custo. A base do tratamento é a limpeza e higienização da propriedade.
E como podemos identificar se o gado está com verme?

Para amenizar maiores prejuízos e identificar o problema a tempo é uma questão de grande importância, não somente no sentido econômico, mas também para a saúde do animal. Durante esse texto iremos falar dos sintomas e como agir rápido e promover o bem-estar dos animais de sua propriedade.

Fonte: Embrapa

FINALMENTE, O QUE SÃO VERMES?

Os principais vermes que implicam na saúde do gado, principalmente no sistema digestório e sistema respiratório, são Haemonchus sp., Paramphistomum., Dictyocaulus viviparus. Eles são parasitas internos e a fonte de sobrevivência é baseada em vitaminas, proteínas, sais minerais e açúcares consumidos pelo rebanho.

Devido a essa busca desenfreada por esses nutrientes, os vermes travam uma verdadeira competição no organismo do animal. Como resultado disso, o boi pode parar de se desenvolver de maneira saudável.

E o pior de tudo, essas verminoses atacam bovinos de leite e de corte, diminuindo a produção de carne e leite, trazendo ainda mais gastos e prejuízos ao pecuarista.

Manter uma alimentação saudável e balanceada, com concentrações necessárias de minerais, vitaminas e aminoácidos, é essencial para que o bovino tenha índices ainda maiores de produtividade. Por isso, a suplementação injetável pode potencializar os resultados do seu rebanho com o Modificador Orgânico Profit do Labovet, uma associação de minerais, vitaminas e aminoácidos com ação reconstituinte, revigorante e estimulante.

 

COMO SABER SE MEU REBANHO ESTÁ AFETADO POR VERMES?

Identificar se o gado está com vermes nem sempre é uma tarefa fácil, diferente da observação de moscas do chifre e carrapatos, as verminoses (larvas) no seu ciclo ou estarão na pastagem ou no organismo do animal. Ou seja, a identificação de verminoses é bem mais complexa, já que não é vista a olho nu na maioria das vezes como os carrapatos e/ou moscas.

Se observar sinais como perda de apetite, apatia, desidratação, fezes com consistência e coloração diferente, fique atento, porque ele pode estar com alguma verminose.

Outra alteração que costuma notar é a pelagem, arrepiada e sem brilho. Outros sintomas como barriga alongada, anemia e perda de peso podem ser observados.

O QUE FAZER NESSES CASOS?

A principal arma de combate é a vermifugação adequada com produtos de largo espectro de ação.

Lembrando que no período seco o pasto fica mais baixo. O resultado é que o boi acaba não somente comendo a pastagem, mas também acaba ingerindo a terra contaminada.

Certifique-se da validade do medicamento e as suas contraindicações, observe o calendário sanitário de sua propriedade, medicamentos de excelência e procedência, como o ALBENDAZOLE 10% Labovet, um anti-helmíntico oral de largo espectro à base de albendazol, utilizado para controle de verminoses adultas, larvares gastrintestinais e pulmonares que infectam bovinos, ovinos e caprinos.

Confira mais sobre esses produtos acessando o site! 

Consulte sempre um Médico Veterinário!