A crise econômica já faz parte da preocupação de diversos empreendedores. No caso de lojas agropecuárias, veterinárias e pet shops, a queda no consumo e no movimento também costuma gerar apreensão. Para driblar as adversidades sem precisar mexer no faturamento, que tal investir em ações criativas?
Muitos empreendedores não sabem, mas nem sempre ações promocionais ou descontos são eficientes em momentos de economia instável, nos quais o consumidor quer evitar qualquer tipo de gasto. Além disso, descontos podem instaurar uma verdadeira guerra com a concorrência e, na briga para ver quem baixa mais o preço, você pode acabar prejudicando seu negócio.
Utilizando a criatividade como estratégia é possível aproximar-se do seu cliente, promovendo o engajamento e a fidelização. Com a confiança em alta e o bom humor, acredite, as vendas acontecem com muito mais facilidade.
Se você pretende promover experiências positivas ao seu cliente como estratégia para aumentar suas vendas, confira as dicas que separamos para você e sua loja!
Todo cliente gosta de receber um brinde, não é mesmo? Então que tal oferecer amostras grátis de produtos durante ações promocionais na própria loja? Um café da manhã para comemorar uma data especial ou mesmo para oferecer dicas sobre “como promover a saúde do seu animal”, pode ser uma ótima ideia para aumentar as vendas.
Converse com seus fornecedores e veja a possibilidade de oferecer amostras de produtos com o objetivo de alavancar as vendas.
Outra dica é criar brindes que estejam conectados com a venda de produtos. Se a sua clinica veterinária tem um bom faturamento devido à aplicação de vacinas, por exemplo, que tal dar aos seus clientes um calendário contendo todas as datas e vacinas necessárias para os seus animais? Isso, além de ajudar na recordação da sua clínica, é um brinde útil e que os clientes certamente irão gostar de receber.
Donos de animais e veterinários são verdadeiros apaixonados por raças e adoram falar sobre os hábitos do seu animal. Então, que tal fazer ações promocionais com reunião desses clientes e aproveitar a ocasião para demonstrar produtos específicos e que podem ser interessantes para uma determinada raça de gato, cavalo, pássaro ou cão? Muitos donos não conhecem alguns produtos por pura falta de tempo para pesquisas. Por isso, esses eventos são oportunidades de apresentá-los ao seu público e aumentar as vendas.
Ações promocionais com palestras e workshops sobre temas diversos relacionados ao seu público alvo são excelentes formas para trazer consumidores e clientes a sua loja. Palestras envolvendo cuidados com animais, tipos de medicamentos e vacinas podem ser um excelente atrativo. Por meio de conteúdo direcionado nas ações promocionais, sua loja também demonstra que conhece as necessidades do cliente e que se preocupa em ajudar seu dia a dia, promovendo maior fidelização e estreitando os laços de confiança.
O cartão fidelidade é um ótimo motivo para que seus clientes voltem a sua loja com mais frequência e ajuda a aumentar as vendas. Na compra de produtos ou serviços, o cliente vai acumulando pontos que podem ser trocados por descontos, ou mesmo outros produtos e serviços. O cartão fidelidade promove o engajamento com a clientela e estimula as compras, gerando bons resultados no faturamento do lojista.
Essas são apenas algumas ações promocionais que podem ajudá-lo a movimentar sua loja e aumentar as vendas. Lembre-se: o que vale é conhecer as necessidades da sua clientela e usar a criatividade. Quanto mais conectadas as suas ações àquilo que seu cliente realmente necessita, maiores serão as chances de sucesso.
Gostou dessas dicas? Tem dúvidas sobre ações promocionais que podem promover experiências positivas e aumentar as vendas? Já realizou alguma ação que trouxe benefício para a sua loja? Então deixe seus comentários abaixo e compartilhe sua experiência conosco!