Controlar a infestação de bernes no rebanho é uma forma de prevenir danos à saúde dos animais, bem como perdas econômicas na produção, seja de leite ou de carne bovina.
Se informar acerca do seu ciclo e as formas de prevenção, é a melhor opção.
CICLO DE VIDA DO BERNE
As moscas fêmeas não depositam os ovos diretamente no rebanho, elas têm a capacidade de colocar os ovos no ventre de outras espécies de moscas, como a mosca do chifre, as moscas dos estábulos e as moscas domésticas, que levam os ovos até o animal, enfraquecendo-o e causando alguns danos.
Ou seja, como a própria mosca Dermatobia hominis não se aproxima dos hospedeiros, e outras ficam responsáveis pela distribuição dos ovos. O controle do berne em bovinos é um fator difícil, mas não impossível nas propriedades rurais.
Após os ovos serem transportados pelas moscas vetores, elas pousam na pelagem do animal, dando lugar às larvas que se fixam e penetram no corpo do animal (inclusive pele íntegra) e ficam por dias se alimentando do tecido corporal.
MANEIRAS DE CONTROLE EFETIVO DO BERNE EM PROPRIEDADES RURAIS
A infestação de insetos é comum em propriedades rurais, sobretudo em áreas de altas temperaturas, arborizadas e chuvosas. Por isso, é preciso ter um manejo adequado como forma de controle efetivo em épocas que os insetos aparecem com mais frequência.
- Diminuir o acúmulo de matéria orgânica com remoção e tratamento dos estercos, por exemplo, é peça fundamental como prevenção de insetos que podem causar danos ao animal e prejuízos ao produtor.
- A higienização adequada de todas instalações pecuárias e a drenagem do terreno e água da chuva também ajudam na diminuição de surtos de moscas e possíveis riscos à saúde do rebanho.
DANOS CAUSADOS PELO BERNE NO GADO E SINAIS CLÍNICOS
O prejuízos causados pelos bernes no rebanho, trazem um impacto negativo para a saúde e bem-estar do animal e consequentemente, na sua produtividade e desenvolvimento.
Quando o gado está infectado pelo berne, podem aparecer um ou vários nódulos larvares, acarretando na formação de abscessos subcutâneos que comprometem a saúde animal.
A diminuição no ganho de peso, retardação no crescimento do gado, diminuição na produção leiteira, apatia, perda de apetite e da conversão alimentar, são recorrentes quando o rebanho está enfraquecido pelo parasita.
Segundo a Embrapa, dentre os prejuízos causados pelo berne, podem ocorrer uma queda de até 25% na produção leiteira, comprometimento no ganho de peso com uma redução de até 14% e dos 60% de danos causados na pele/couro do animal, 40% deles são por ectoparasitas. Danos que podem diminuir o valor comercial do material em até 40% pela perda da qualidade (fig.17 – Embrapa 2012).
A melhor forma de evitar que esses prejuízos cheguem às propriedades rurais, é através de métodos preventivos e controle efetivo.
O antiparasitário externo Carbeson também é uma boa opção para quem deseja eliminar bernes através da pulverização, de forma segura e eficaz.
Consulte o Médico Veterinário para indicação de estratégias eficazes que correspondam à realidade da sua propriedade e proteja seu rebanho com quem tem a fórmula da saúde e bem-estar animal.
Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126