Você já ouviu falar no exame andrológico? É um exame que verifica se o touro está apto para ir à estação de monta. Uma garantia que seu reprodutor está fértil o suficiente para emprenhar o máximo que puder.
O exame andrológico é realizado por médicos veterinários em duas vertentes, o físico clínico para avaliar a saúde do animal em geral e o específico onde é analisada a parte reprodutiva como o pênis, testículos, glândulas que produzem parte do líquido seminal e também é coletada uma amostra do sêmen do animal. Algumas análises já são feitas no próprio curral para garantir a estabilidade do material coletado, já outras feitas em laboratórios. Feito os exames o veterinário emitirá um laudo onde mostra se o animal está apto ou não para reprodução ou apto com reservas, com detalhes a serem observados.
É importante que o exame seja feito de 30 a 60 dias antes da estação de monta. Assim avalia se o touro está apto, e se não estiver tem tempo para adquirir novos animais se for necessário. O pecuarista também pode fazer o exame após o término da estação de monta para avaliar as condições reprodutiva do animal após este período.
O exame avalia se o touro pode reproduzir em sua plenitude. Mesmo que um reprodutor tenha tido sucesso em fertilidade na emprenha do ano que se passou, talvez ele não esteja tão apto neste ano.
O exame ainda não é aplicado por todos os pecuaristas, não é uma obrigação. No entanto o uso dele pode garantir uma reprodução extraindo o máximo que ela pode gerar.