A Forragem Hidropônica é uma resposta rentável e alcançável o ano inteiro, mesmo em época de estiagens. Entenda o que é Hidroponia e como essa ação é capaz de diminuir custos e melhorar a qualidade da produção!
A hidroponia é um sistema de cultivo que se caracteriza por não utilizar terra. As raízes ficam imersas na água onde são acrescidas soluções fertilizantes para a alimentação das plantas. Assim, todos os nutrientes que as plantas precisam para seu desenvolvimento e produção são fornecidos na água através de sais. Basicamente, qualquer água potável para o consumo humano pode ser usada na hidroponia, para formar a forragem hidropônica.
As plantas são cultivadas sem a utilização de solo em estufa. Esse tipo de cultivo aumenta a produção e a qualidade dos produtos, pois os nutrientes são balanceados e controlados. Ademais, por se tratar de uma estufa, o ataque de predadores é menor. Isso reduz o uso de agrotóxicos, e permite que o produtor fique livre de problemas relacionados ao clima, como ocorre na agricultura tradicional. Isso, juntamente ao espaço reduzido e a probabilidade de se produzir o ano todo, estão entre suas principais vantagens.
A hidroponia hoje é mais disseminada em países como Holanda, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia, Japão, Austrália, Estados Unidos, México e áreas vizinhas da América Central. No Brasil, este método é mais utilizado perto dos grandes centros urbanos onde as terras agricultáveis são mais caras. A região sudeste é recordista em produção de forragem hidropônica no país, e atualmente já é possível encontrar diversos produtos hidropônicos nos supermercados brasileiros.
O setor leiteiro é comumente marcado por instabilidade e grandes custos de produção. Esses custos, principalmente vistos nos alimentos concentrados servidos aos animais, fazem os produtores buscarem alternativas mais lucrativas. Então, muitos deles entendem que utilizar a forragem hidropônica como alimento base dos bovinos de produção pode ser a solução.
Por isso, a Forragem Hidropônica se tornou uma alternativa econômica viável para reduzir os problemas sanitários, trazer melhor bem-estar animal e um menor custo de produção.
O sistema proporciona um alimento constante e fiável durante todo o ano. Em apenas 4 semanas verificam-se ganhos de 18% em produção de leite e 15.2% em produção de gorduras.
No período de estiagem, na região de Juazeiro (BA), agricultores utilizam o produto para a obtenção de alimentos volumosos, que ajudam os animais a manterem o peso e a produção de leite.
A forragem hidropônica verde é formada por plantas forrageiras crescidas durante 10 dias sem nenhum substrato ou solo. Quando as sementes germinam, as suas raízes crescem e se entrelaçam formando um tapete verde. A forragem verde é um alimento natural para animais herbívoros. Nesta técnica, pode-se utilizar plantas como milho, trigo, girassol, ou linhaça, sozinhos ou em combinação.
Segundo a Agrotec (2015), a porcentagem de forragem hidropônica na dieta dos animais depende da fase do ciclo produtivo, idade do animal e das necessidades do produtor. Grande parte dos nutricionistas recomenda a suplementação dos animais com 5 a 15 kg de forragem hidropônica diária, sobretudo em substituição do alimento concentrado.
Isso é justificado pelo alto teor de proteína (20 a 30%) e energia facilmente metabolizável. No entanto, há criadores que projetam a sua produção neste tipo de alimento, uma vez que o seu custo de produção é menor quando comparado à silagem de milho.