Blog de grandes animales

Volver

PEDILÚVIO NA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES PODAIS EM OVINOS E CAPRINOS

2023-01-21 13:11:21
Labovet
07
Jul2022
CAPA_blog_-_pediluvio

O que é o Pedilúvio e como prevenir contaminação no casco em ovinos e caprinos.

O pedilúvio é uma caixa que serve como recipiente para solução antisséptica que faz a desinfecção dos cascos do animal, a fim de evitar possíveis doenças, e, consequentemente, prejuízos.

O processo ocorre quando um recipiente composto de solução desinfetante, é deixado em local estratégico para a passagem do rebanho, eliminando assim, possíveis contaminações nos cascos em ovinos e caprinos.

A seguir, vamos falar mais sobre afecções podais e consequências para o animal.

Lesões podais e prejuízos econômicos.

Muitos animais de criação passam por situações que podem levá-los a problemas nos cascos, como por exemplo, a permanência em ambientes úmidos, o tráfego por regiões íngremes ou com muito pedregulho.

Foto – Ernesto de Souza

Nesses casos, a probabilidade de enfermidade torna-se maior devido ao contato do casco do animal com ambiente insalubre. Mesmo que o sistema de criação seja extensivo ou confinado, nenhum animal está isento de lesões.

O aparecimento de doenças e prejuízos está entrelaçado, principalmente tratando-se de animais de criação. Quando existem alterações em condições ambientais, naturais, climáticas, de manejo e até de alimentação, doenças e perdas financeiras aparecerão.

Estudos feitos pelo Núcleo de Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, demonstram que uma das enfermidades mais recorrentes é a claudicação, causada por afecções podais, em torno de 10% a 19% dos casos.

Com isso, diminui-se a capacidade motora, dificultando o animal em se alimentar, ocasionando perda de peso, escore de condição corporal e diminuição da taxa reprodutiva, o que gera um grande gasto econômico.

Afinal, o que é Pododermatite infecciosa?

A pododermatite infecciosa, também conhecida como “foot rot, é uma das principais infecções que atacam ovinos e caprinos. Ela atinge a pele do interdígito e da lâmina sensitiva do casco do animal, e um dos sinais clínicos mais comum é a claudicação, dificuldade de locomoção.

Os principais agentes de transmissão são Dichelobacter nodosus e Fusobacterium necrophorum, presentes no solo e fezes que podem propiciar dermatites agressivas. Por isso, todo cuidado é válido para não expor o animal em pastagens úmidas que predispõem à infecção pododermatite e a transmissão dela.

Além desse fator externo, é de suma importância manter uma dieta balanceada e rica em Vitaminas, pois elas atuam na sanidade dos cascos, nutrindo e fomentando a imunidade, o aumento celular e o reparo dos tecidos.

Prevenir enfermidades que causam baixo desempenho e produtividade do animal, é fundamental para manter o rebanho saudável e protegido, e garantir um manejo adequado também faz toda diferença.

Casqueamento e a relevância para a produtividade e bem-estar animal.

Entre os manejos que têm impacto na produtividade dos rebanhos de pequenos ruminantes, o casqueamento é uma boa opção.

Essa prática apara os cascos dos ovinos e caprinos, corrigindo e prevenindo doenças, como a claudicação citada anteriormente, a fim de melhorar o posicionamento do casco do animal em contato com o solo.

Por isso, o cuidado preventivo deve ser redobrado e precisa haver uma roteirização de assepsia dos cascos de todo o rebanho, os produtos para prevenção de afecções podais são na grande maioria das vezes à base de formol como o N.P.T do Labovet, solução desinfetante, antisséptica e germicida.

Qualquer dúvida, contate um Médico Veterinário de sua confiança e faça a escolha certa para proteger o seu rebanho de infecções que podem afetar na saúde e lucratividade da sua propriedade.

Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126