É através da brincadeira que cães mantem sua saúde mental e física. A recreação, assim como para as crianças, é uma maneira que os animais têm de descobrirem o mundo e formarem vínculos explorando seus instintos. Por isso, brinquedos pets são tão importantes no desenvolvimento e saúde dos cachorros. Incentiva-los, com objetos específicos, evita problemas comportamentais como compulsividade e a destruição de roupas, sapatos ou outros itens da casa.
Uma ótima dica é não deixar todos os brinquedos à disposição de uma só vez. Guarde alguns e vá revezando. A cada semana você pode dar tipos diferentes de brinquedos como bolas, cordas ou petiscos. Alguns cães tendem a danificar componentes com muita facilidade. Pedaços, sejam eles de plástico ou tecido, podem ocasionar engasgos, asfixia, obstrução intestinal e outros riscos se forem ingeridos. A supervisão constante do animal é fundamental para evitar acidentes.
Ao contrário do que várias pessoas pensam, não é necessário gastar muito dinheiro para enriquecer o ambiente do seu cão. Algumas ideias simples e criativas, com materiais de casa, podem fornecer novidades na recreação e mantê-los estimulados. Agora que você já sabe como brinquedos são importantes, veja aqui como fazer alguns:
Esse brinquedo é muito simples e fácil de fazer. Você pode utilizar qualquer tecido que tenha em casa como camisetas ou calças antigas. Corte três fitas de espessura média de tecido, dê um nó no início, faça uma trança e conclua com outro nó.
Retire o rótulo da garrafa pet, faça um pequeno furo em um único lado (tamanho suficiente para sair a ração ou petisco). Encha a garrafa com a ração, coloque a tampinha e dê para seu cachorro. O objetivo do brinquedo é girar a garrafa até o petisco sair. Talvez o cachorro não entenda. Por isso, tente demonstrar como funciona e incentiva-lo.
Você vai precisar de uma meia e uma bolinha de tênis. Esse brinquedo serve também para dar uma cara nova a bolinhas que seu cão enjoou de brincar. Coloque a bola dentro da meia e finalize com um nó. Está pronta a diversão!
Lembre-se de sempre supervisionar o seu cão para garantir uma brincadeira sem riscos.