Você sabe quais os principais cuidados com o pet no outono e por que eles são importantes?
Nessa estação, é bastante comum que os animaizinhos tenham alguns problemas de saúde. Por isso, precisamos falar sério e sobre os cuidados necessários para prevenir qualquer tipo de doença ou mal-estar.
No outono, a queda gradual da temperatura, assim como ventos fortes, podem ocasionar alguns problemas articulares, oftalmológicos e respiratórios. Sendo assim, é preciso estar sempre atento(a) ao pet, imunizá-lo e, principalmente, deixá-lo protegido para a estação mais fria que chega logo em seguida
Que tal saber mais sobre esses cuidados? Continue a leitura!
É importante saber quais reações os pets podem ter com a mudança de temperatura, sobretudo se você é mãe ou pai de primeira viagem de pet. Confira!
O outono é caracterizado pela redução das temperaturas, incidência de ventos e diminuição da umidade.
Ou seja, começa a dar as boas-vindas para o inverno que virá em sequência.
Sabendo que o mundo está dividido em quatro zonas climáticas, sendo uma delas a fria, da qual a temperatura não ultrapassa 18ºC e a umidade , na maioria das vezes, é inferior a 65%. É mais do que necessário atentar-se à ingestão de água e alimentação dos pets nesses dias mais frios.
Normalmente, eles ingerem menos água, se alimentam mais e gastam menos energia. O que pode acometer em desidratação e até sobrepeso de cães e gatos.
Por isso, você deve observar a quantidade e qualidade de água ingerida diariamente pelo seu pet. E oferecer alimentos com mais umidade, como patês e sachês.
Mas lembre-se de manter a dieta equilibrada!
Assim como ocorre com as pessoas, os animais também podem sofrer com dores articulares, principalmente os mais idosos no frio.
Para ajudar a prevenir os problemas articulares, é importante que você forneça uma alimentação balanceada ao longo da vida. E quando perceber que seu animalzinho pode estar sofrendo com sensibilidade e desconforto ao toque, assim como relutância às atividades físicas, procure um Médico Veterinário para diagnóstico e tratamento do problema.
Felizmente, o outono não é a estação mais propícia para a infestação de parasitas como carrapatos e pulgas.
No entanto, o descuido pode acarretar em problemas futuros!!!
Por isso, é imprescindível manter os cuidados do dia a dia com seu pet e usar produtos que garantam saúde e bem-estar.
Terapêuticos antiparasitários como shampoos e sabonetes são essenciais como métodos profiláticos e devem ser usados regularmente no cuidado e prevenção da saúde de cães e gatos, seguindo protocolos indicados pelo Médico Veterinário.
O outono traz consigo não apenas folhas caídas para enfeitar as ruas da cidade, mas afecções respiratórias em pets.
Seguida do inverno, essa estação é conhecida pela proliferação da Influenza, conhecida como gripe.
Causada por um vírus e altamente contagiosa, a doença costuma causar: tosse, secreção, coriza, febre, espirro e perda de apetite, já que as vias aéreas superiores dos animais ficam comprometidas.
E a maneira mais assertiva de evitar esses transtornos é com a vacinação do seu pet com reforço anual.
Proteger seu pet do frio ajuda a manter a temperatura corporal adequada. Por isso, aposte em roupas adequadas e casinha confortável para que ele fique bem, acomodado e aquecido.
Em casos de banho, não é diferente.
Mantenha todos os cuidados como de costume, e dê uma atenção maior para a secagem do pet.
Ele precisa estar com os pelos totalmente secos, principalmente entre os dedos e nas orelhas (pois o acúmulo de água pode ocasionar problemas, como otites).
Se o seu pet apresentar uma pequena quantidade de secreção ressecada nos olhos, faça a limpeza com água limpa ou solução fisiológica.
Se a secreção se mantiver constante ou exagerada, leve-o até o Médico Veterinário.
Uma vez que as problemáticas que envolvem o outono e saúde dos pets podem ser evitadas, é de extrema importância que o tutor siga as recomendações adequadas durante todo o ano e mantenha uma atenção redobrada nesta estação.
Assim, afecções respiratórias, problemas articulares e desconfortos serão cada vez menos presentes no dia a dia do bichinho de estimação.
E claro, seguir corretamente o calendário vacinal do pet garante mais saúde e bem-estar durante todo o ano. Não esqueça que os cuidados com o pet no outono são essenciais para o bem-estar de seu amigo.