Blog de mascotas

Volver

FESTAS DE FIM DE ANO: SAIBA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CUIDADOS COM OS PETS

2022-12-21 18:24:47
Labovet
13
Dic2022
_LBV-2022-CUIDADO-PET-CAPA

Revisado em 13 de Dezembro de 2022.

Final de ano é sinônimo de confraternização, presentes, comilança, viagens e, claro, um merecido descanso! Se você tem um animal de estimação, cuidado!  Antes de descansar e aproveitar as festas de fim de ano, é fundamental tomar alguns cuidados com os pets. 

Nessa época, problemas como intoxicação alimentar, ingestão de objetos e até queimaduras por conta de fios elétricos são muito comuns. Para evitar que seu amiguinho se machuque, vale conferir algumas dicas!

 

Vai viajar? Tome os devidos cuidados com os pets

No final do ano, muita gente viaja para encontrar familiares ou mesmo para aproveitar o recesso. Porém, se o seu pet vai viajar junto ou vai ficar, é preciso que você se organize.

 

Para quem vai levar o animal para viajar, é importante providenciar o GTA (Guia de Trânsito Animal), preparar a mala, ração, produtos de higiene, como o Shampoo Magdog antisséptico e o Talco Magdog antipulgas, além disso o pet precisa estar com a caderneta de vacinação em dia e o atestado sanitário realizado pelo médico veterinário em mãos.

Agora, para quem vai deixar seu animalzinho, vale a pena se certificar que a pessoa ou o local onde ele ficará é seguro e pode proporcionar uma estadia tranquila.

 

Comidas de final de ano não são feitas para o seu pet

Reunir os amigos e a família em volta de uma mesa farta faz parte das tradições do fim de ano, mas a ceia natalina não é para o seu pet. A não ser que você faça uma especialmente para ele com petiscos deliciosos e seguros próprios para eles.

Como, em muitos casos, os bichinhos de estimação são considerados praticamente membros da família, é muito comum que eles acabem fazendo parte da festa e fazendo arte.

Um pedacinho de peru aqui ou um ossinho de frango acolá podem causar um tremendo estrago. Além da intoxicação alimentar, os ossos de aves são muito quebradiços e podem até perfurar órgãos internos do seu animal.

Durante a ceia, deixe a ração do seu amigão por perto para que esses infortúnios não aconteçam.

Afinal, problemas relacionados à alimentação inadequada respondem pelos maiores índices de chamadas nos serviços de emergência veterinária nessa época do ano.

E Natal e Réveillon, são momentos de festa, alegria e confraternização com seu pet e toda sua família, sem preocupações que podem ser evitadas.

 

Cuidado com os enfeites e embrulhos de presente

No final das festas de fim de ano, é muito comum sobrar embrulhos e fitilhos pela casa toda. E para o seu animalzinho, eles podem se parecer como uma espécie de brinquedo, já que são atrativos, coloridos e divertidos, no entanto, apresentam sérios riscos.

A ingestão de embalagens, fitas e balões podem causar um grande estrago! Por isso, tome cuidado na hora de colocar todas as embalagens no lixo no final da festa.

 

Estresse, pânico e fogos de artifício

A maioria dos pets se assusta ou se estressa com os barulhos dos fogos de artifício. Para evitar que isso acabe fazendo mal ao seu animalzinho, vale a pena tomar alguns cuidados com os pets. 

Primeiro, procure ficar sempre próximo do seu bicho de estimação, buscando tranquiliza-lo. Além de oferecer proteção, outra dica é colocar algodão no ouvido do seu pet, minimizando assim, os efeitos do barulho excessivo.

 

Evite fugas

Durante as festas de fim de ano, é muito comum que ocorra uma mudança de rotina e isso pode gerar incômodo ao seu bichinho. Pessoas estranhas na casa, fluxo de gente e barulho podem fazer com que o seu animal acabe fugindo. 

Para evitar maiores problemas, é muito importante colocar uma coleira com identificação nessa época do ano, evitando que o animal se perca ou seja adotado por outra pessoa que o encontre perdido.

Agora que você sabe as melhores formas de proteger e tranquilizar seu pet nos eventos de fim de ano. Divirtam-se!!

 

Revisão: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126