Assim como as crianças pequenas, os cães adoram testar nossos limites para saber até onde podem ir. Para que seu animalzinho aprenda a obedecer aos seus comandos, é preciso usar as palavras certas, transformando o adestramento em um processo positivo para você e seu amigão!
Quando seu cão entende as regras da casa, ele se sente mais tranquilo e, consequentemente, mais feliz. E não, você não precisa – e nem deve – ser violento ou agressivo para que isso aconteça! O adestramento deve ser positivo não apenas para o dono, mas também para o animal, sem causar traumas.
Quer saber como usar as palavras certas para que o seu amigo de quatro patas fique super obediente? Então acompanhe as dicas que preparamos para você!
Ao contrário do que muitos pensam, os cães não entendem a nossa linguagem. Porém eles são ótimos intérpretes dos movimentos corporais e também do nosso tom de voz. Por isso, o adestramento deve ser feito com comandos acompanhados de gestos e da entonação correta, para que seu animalzinho possa corresponder a eles.
Outra dica importante é usar palavras curtas, para que seu cão identifique mais facilmente o que você quer dizer. O latido muitas vezes quer dizer frustração ou desentendimento, por isso é importante ser firme e seguro.
Como falamos, as palavras certas são curtas e devem acompanhar o gesto e o tom de voz para que seu cão seja capaz de corresponder. Sempre dê um agrado ao seu animal quando ele se comportar de forma correta e incentive a boa conduta. As seis palavras mais usadas para o adestramento são:
Dizer “não” é fundamental para o seu cãozinho saber o que é certo e o que é errado, especialmente quando ele ainda é um filhote. Muitos donos cometem o erro de dizer “não” seguido do nome do animal, porém isso acaba confundindo seu cãozinho, que irá entender a palavra como parte do seu nome, e não como um comando repreensivo. Sempre utilize esse comando antes do seu cão praticar algo que você considera impróprio, isso ajudará ele a compreender que aquela atitude não deve ser feita. Busque sinalizar com a mão, apontando o dedo para o seu animal, indicando o comando.
Para que seu amigão se sente e evite pular em você ou nas visitas, no adestramento você deve ensiná-lo como fazer. Primeiramente, tenha uma recompensa em mãos, como um biscoito, por exemplo. Coloque a mão com a recompensa em frente ao focinho, diga “senta” e leve-a para cima, em direção à cabeça do animal. O cão vai recuar e sentar naturalmente. Caso isso não aconteça, você pode empurrar suavemente seu traseiro para baixo. Sempre que seu cãozinho for obediente, dê a recompensa. É muito importante agradar o animal diante do comportamento correto.
O comando de “espera” serve para evitar que seu cão saia sem a sua permissão de um determinado lugar. O ideal é utilizar a palavra “fica” que é um comando mais curto e, portanto, melhor assimilado pelos animais.
O ideal é começar com o cão sentado. Após emitir o comando “senta” e o cão obedecer, diga o comando “fica”, de frente para o animal e com as mãos abertas, sem tocá-lo. Se ao sair, o seu cãozinho permanecer no lugar, dê-lhe uma recompensa. Caso ele se levante, inicie o processo novamente, até que ele permaneça por, pelo menos, 10 segundos.
Algumas vezes o cão precisa entender que certos comportamentos não são desejados, e para isso é necessário usar o comando “sai” no adestramento. Para ensinar seu animalzinho, coloque um brinquedo ou uma recompensa em sua frente, e mantenha as mãos próximas ao objeto. Se o animal se lançar em direção a ele, cubra-o com a mão e repita de forma severa e sem gritar “sai”. Tire a mão e espere novamente para que ele obedeça. Ao se afastar do objeto, recompense seu amigão!
Esse comando serve para chamar a atenção do animal e também de alerta para outros comandos do adestramento. Primeiro, mostre a recompensa em suas mãos e depois levante lentamente até sua testa dizendo “olha”. Assim que possível, pare de usar a recompensa e use apenas o comando subindo a mão até o rosto.
Seu cachorro precisa compreender a hora de acompanhá-lo para onde quer que seja. O comando “vem” serve exatamente para isso. Faça seu cão se sentar na sua frente e deixe a coleira bem folgada. Fique com a recompensa nas mãos. Primeiro diga “olha” para chamar a atenção do animal e depois se agache lentamente e dê tapinhas nas coxas dizendo “vem”. Puxe de leve a coleira em sua direção, trazendo gentilmente seu cão até você. Se seu amigão cumprir o chamado, não se esqueça de recompensá-lo.
Usando as palavras certas, simples e curtas, tendo disciplina e adotando um padrão nos comandos, a sua relação com o seu cão vai ser a melhor possível, e ambos vão ser ainda mais companheiros. Para que vocês consigam os melhores resultados, é importante que o processo de adestramento comece desde cedo, de preferência logo quando o filhote chega em casa.
Gostou dessas dicas sobre as palavras certas? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe sua experiência sobre o adestramento do seu amigão!