Em qualquer tipo de negócio, produto parado no estoque significa perda de dinheiro. Para um pet shop isso não é diferente, especialmente considerando que diversos produtos, como rações e medicamentos, contam com data de validade, e a perda acaba se tornando uma questão de tempo.
O controle do estoque é uma tarefa importante dentro da gestão do seu pet shop e vai muito além de registrar a entrada e saída de mercadorias. Com ele, você tem informações preciosas sobre o seu mercado, é capaz de avaliar quais os produtos que têm mais saída, os que necessitam de ações de marketing para alavancarem as vendas e aqueles que merecem investimentos, facilitando, assim, a tomada estratégica de decisões.
Pode parecer um detalhe, mas o controle do estoque impacta diretamente no faturamento do seu pet shop, por isso nesse post trouxemos algumas boas práticas que podem facilitar a administração e trazer bons resultados para o seu negócio! Vamos lá?
Para quem pretende realizar um bom controle do estoque em seu pet shop, uma das primeiras medidas é o registro de informações e dados de cada produto. É preciso ter especificado a marca, tipo, categoria, lote, quem é o fornecedor, a data de validade, quantas unidades são necessárias para um estoque mínimo e outras informações que sejam relevantes. A utilização de um software, para negócios de médio e grande porte, pode ajudar nesse processo.
Com esses dados e informações, o empreendedor passa a ter o controle e a dimensão de seu estoque, e pode dar início às atividades estratégicas como, por exemplo, criar promoções para os produtos cujas datas de validade estejam próximas e evitar perdas.
O espaço também deve ser pensado de forma estratégica, visando o melhor aproveitamento e controle do estoque. A localização dos produtos deve ter acesso fácil, por isso, sempre os separe por categoria e tipo. Além disso, aqueles com menor prazo de validade devem ser posicionados na frente dos outros, para que tenham uma saída mais rápida.
Faça uma análise de quais produtos vendem mais e busque otimizar o espaço do seu estoque, promovendo aqueles que estejam sem giro.
O ideal é que, ao fazer o controle de estoque, seu funcionário esteja ciente de todas as atividades que deve realizar. Para facilitar a administração, e também manter a produtividade, é preciso instruí-lo adequadamente. Então, que tal criar um check list contendo todas as atividades que devem ser realizadas para o controle do estoque?
O controle de todos os produtos que entram e saem do estoque deve ser bastante rigoroso, exatamente para descobrir informações preciosas, como os que vendem mais e aqueles que ficam parados, e que, por isso, necessitam de ações de marketing para ter saída e não representar perda de dinheiro para o seu pet shop. Essas movimentações permitem que você saiba se e quando deve iniciar uma promoção de vacinas, por exemplo.
Para quem pretende realizar um bom controle do estoque, é fundamental ter em mente que é muito mais produtivo fazê-lo em pequenos espaços de tempo do que em um único dia do mês. Quando feito em prazos menores, as chances de erros também são reduzidas, já que a prática se torna uma rotina e é menos cansativo conferir volumes limitados de mercadorias.
Viu como adotar um controle do estoque pode ser uma tarefa simples se feita com planejamento? Que tal começar a reservar momentos do dia ou então diluir essa conferência para um período semanal ou quinzenal? Os resultados vão começar a aparecer a partir do segundo mês, e não existe retorno melhor do que o aumento das vendas do seu pet shop.
E você, realiza o controle do estoque no seu pet shop? Tem alguma dúvida sobre como deve se organizar para conferir os produtos? Conte pra gente pelos comentários.