A população canina no Brasil ultrapassa os 58 milhões, dados retirados de uma pesquisa do Instituto Pet Brasil. E a estimativa é que este número cresça e ultrapasse os 100 milhões até 2030.
Já que existem tantos cães, raças e especificidades, que tal conhecer as principais raças de cães no Brasil?
Pinscher Miniatura
Como não começar com este grande pequeno animal que deixa marcas por onde passa.
Se você tem um Pinscher em casa, pode ter certeza que seus vizinhos sabem disso, afinal, possuem muita energia que precisa ser gasta.
Elegante e de baixa estatura, o Pinshcer possui o pelo liso e fino, que muitas das vezes reluzem quando tomam aquele banho gostosinho e saudável.
Em meados de 1925 já existiam criações de Pinscher Miniatura, diferente do Pinscher Alemão e dos outros tipos, como: Pincher Austríaco, o Cão Fazendeiro da Dinamarca ou Suécia, o Affenpinscher e o Doberman. Ou seja, de acordo com a Federação Cinológica Internacional (FCI), existem 6 tipos de Pinschers no mundo, dos quais foram citados acima.
Além de energizados, os Pinschers são seguros e agradáveis, o que os tornam ótimos para famílias como cão de companhia. Por serem de pequeno porte, normalmente possuem de 25 a 30 cm, e 4 a 6 kg, são uma ótima opção para se ter em casa.
Shih tzu
Perfeitos para se ter em pequenos ambientes como apartamentos, os Shih tzus são animais inteligentes, carinhosos e companheiros.
Possuem longos pelos que necessitam de cuidados diários, o que deixa qualquer um de boca aberta com tanta belezura e variedades de penteados e enfeites em suas madeixas.
São originários da China, onde viviam em palácios imperiais, deve ser por isso que eles têm um «quê» de realeza na elegância e calmaria. E possuem alta expectativa de vida, podendo chegar até 16 anos.
Rottweiler
Conhecido pela sua eficiência como cão de guarda, o Rottweiler é extremamente inteligente e conduz muita ação policial, já que é rápido e tem instinto de proteção.
Apesar da sua apresentação robusta e inabalável, o Rottweiler é carinhoso e dócil, sendo ótimo cão de terapia para pessoas que precisam de um carinho a mais,
Originário da Alemanha, acredita-se que ele seja o resultado do cruzamento de pastores alemães e mastiffs. Historicamente, a Alemanha necessitava de cães fortes e grandes para ajudar no pastoreio dos gados nas fazendas, por isso a marca forte do cão é a agilidade, força e inteligência.
CORGI
Emblemáticos por serem os cachorros da falecida Rainha Elizabeth II, os Corgis fazem muito sucesso aqui no Brasil também.
São dóceis, inteligentes e possuem porte pequeno para médio, podendo viver tranquilamente em um apartamento. E essas e tantas outras características cativaram a Rainha, já que ao longo do seu reinado de 70 anos, estima-se que ela teve em torno de 30 cães da raça.
Embora sejam pequenos e fofinhos, antigamente eram usados para trabalhar nas fazendas com vacas e hoje em dia são um dos melhores cães de companhia que existem. Originários da Inglaterra, eles dão um show de fofura.
Todas as raças citadas são muito peculiares, com características distintas mas que deixam rastros de amor por onde passam. E uma das melhores formas de amor é o cuidado. Proteja seu amigo de 4 patas com produtos de qualidade e mantenha-os protegidos, assim terão uma vida mais tranquila e feliz.
Conheça o catálogo dos nossos produtos.
Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126