Por natureza, os gatos são seres mais retraídos, introspectivos e antissociais, comparados aos cães. Mas como dois mais dois nem sempre são quatro, o que realmente é necessário compreender acerca da socialização felina?
Os felinos têm sua própria linguagem corporal. Tudo bem eles não pularem no tutor, abanarem o rabo euforicamente e/ou tremerem de tanta felicidade quando estão ao lado de quem ama. Mas é importante validar que os bichanos também amam, se emocionam e se comportam com sinais específicos.
Basta se sentirem confiantes e confortáveis em ambientes seguros, com rotinas e pessoas que eles já estão acostumados.
Primeiramente, o humor dos gatos pode ser transparecido através de movimentos sutis dos rabos, os pelos podem ficar arrepiados e as orelhas em pé e também eles podem esfregar o nariz no do tutor e ronronar bastante.
Todos estes sinais são sinônimo de contentamento e felicidade. Mas então por quê eles são tão subjugados quando comparados aos cães?
Partindo da filosofia histórica, os cães são animais interativos que vivem em bando desde antigamente. Logo, sua espécie gosta de pessoas, outros animais de estimação e companhias em geral, na maioria das vezes.
Já os gatos possuem uma outra percepção. Muitas das vezes, a chegada de um novo animal de estimação da própria espécie, pode inferir reações não muito sociáveis, como esconder debaixo da cama e se ausentar durante horas.
Ademais, os gatos são noturnos devido à sua ancestralidade. De acordo com pesquisas feitas pelas Revistas Science e Nature Ecology & Evolution, os felinos surgiram no Oriente Médio, sendo considerados silvestres e de caça, e logo após um tempo, com o cruzamento de várias raças, eles passaram a ser domesticados.
Mas também, há quem diga que eles se aproximaram dos humanos porque encontraram uma ótima oportunidade para encher a barriga, já que os ratos adoram invadir as casas das pessoas.
Independente da teoria, sabe-se que os gatos são animais fofos e dóceis e que todo mundo, ou quase, quer ter um em casa!
Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126