Principais Verminoses e a relação com o intestino do animal.
As verminoses em pets são causadas por diferentes vermes, também chamados de helmintos, que se instalam no organismo do animal. E a melhor forma de evitá-las é aplicando vermífugos para o controle de vermes gastrointestinais do seu pet.
Contraídas, na maioria das vezes, por via oro-fecal, elas se alojam no intestino do pet causando muitos desconfortos, por isso, muita atenção no seu cão e no seu gato, se porventura, apresentarem perda de peso, apatia, anemia e vômito. Ele pode estar com alguma verminose.
Principais tipos de vermes intestinais.
Independente da raça, tamanho ou idade do seu pet, os vermes podem comprometer a saúde dele se alojando nas paredes intestinais. Por isso, cuide do seu bichinho e evite a evolução de um quadro clínico mais grave.
Confira as principais verminoses que atacam cães e gatos: esses vermes são divididos em dois filos, os Platelmintos; vermes de corpo achatado dorso-ventralmente (platy: chato; helminto: verme) entre suas classes estão a Cestoda, como exemplo de cestódeos: Dypilidium caninum, Tênias. Já os Nematelmintos, nematóides são vermes redondos, corpo em formato cilíndrico e alongado. Ex: Ancylostoma spp, Toxocara spp
– Dipylidium caninum – Os parasitas desta classe têm o corpo achatado, por isso é conhecido popularmente por esse nome. O mais comum é a Tênia. Os cistos (chamados cistos hidáticos) se desenvolvem em tênias adultas no intestino do animal e eles, infectados, liberam os ovos de tênia em suas fezes.
– Ancylostoma caninum e Toxocaracanis – Eles pertencem à classe Nematoda e possuem corpo cilíndrico. A Ancilostomose Canina é uma verminose que provém do parasita Ancylostoma caninum, que se aloja no intestino e se alimenta do sangue do animal, causando, principalmente, anemia e fraqueza.
– Trichuris vulpis: Possuem uma extremidade mais grossa que a outra e estes parasitas provocam a Tricuríase, infecção que causa dor, distensão abdominal e diarreia, às vezes sanguinolenta. Esses parasitas produzem ovos que se alojam nas fezes de animais infectados, e esses ovos possuem a capacidade de viver no solo por muito tempo.
O que são Doenças Gastrointestinais?
As doenças gastrointestinais são alterações gástricas e/ou intestinais, que podem ocorrer no organismo do pet, levando o animalzinho a apresentar diversos sintomas e complicações.
Essas doenças são bem comuns em cães ou gatos e dependendo do caso e das causas, o diagnóstico pode ser mais complexo. Suas origens são diversas, como: resultado da ingestão de alimentos inadequados, gastrite medicamentosa, presença de parasitas, falta de enzimas digestivas, doenças virais e bacterianas.
Como consequência das alterações gastrointestinais, pode ocorrer a redução da digestão e absorção alimentar, alterando assim o fluxo do trato digestivo. Além disso, causam desconfortos e sérios problemas de saúde, se não tratados com precaução.
Por isso, procure sempre por um Médico Veterinário de sua confiança para saber a melhor forma de prevenção e tratamento.
Parvovirose: uma das principais doenças gastrointestinais.
Infectocontagiosa, a parvovirose é uma doença viral que acomete principalmente animais jovens de até 6 meses de idade. Por isso, é imprescindível que você dê toda atenção aos sinais de apatia, vômito, diarreia, ou qualquer alteração que eles manifestem.
Como ela é causada por um parvovírus, no caso do cão é o Parvovírus canino, os gatos também podem ser acometidos pelo Parvovírus felino de curso agudo, essa doença provoca inflamação e destruição das células intestinais.
Lembrando que esse vírus pode permanecer meses no ambiente, mesmo que o animal já tenha se recuperado da doença ou ido a óbito, a contaminação ambiental tem um papel fundamental na transmissão da doença e o cuidado deve ser redobrado contra a Parvovirose Canina e Panleucopenia Felina.
Parvovirose Canina e suas características.
Conhecida como Parvovirose Canina, a doença é causada pelo parvovírus canino, altamente contagioso e perigoso, mas não é transmissível ao ser humano. A doença debilita profundamente o animal, afetando as células intestinais e causando severas infecções, o que pode levá-lo a óbito.
Diarreia, predominantemente hemorrágica, desidratação, vômitos e anorexia são umas das principais características que dão lugar ao surgimento de quadros de gastroenterite hemorrágica no animal.
O diagnóstico da doença deve ser realizado pelo Médico Veterinário, com base nos sinais clínicos e testes laboratoriais.
Parvovirose Canina, prevenção e tratamento.
A vacinação, sem sombra de dúvidas, é o método preventivo mais eficaz. Animais diagnosticados com a doença, precisam receber tratamento intensivo como reposição de fluidos e eletrólitos, antibioterapia e tratamento suporte. Além disso, outras medidas são bem-vindas para amenizar o quadro clínico do cachorro, como antivirais para fortalecer o sistema imunológico. O tratamento dará suporte na saúde do animal para reverter a situação de desidratação, infecção e inflamação.
Cuidado
Vermes, vírus e tantos outros parasitas podem levar o seu animal a óbito, por isso é de extrema importância utilizar vermífugos com frequência e manter uma rotina de vacinação contra doenças infecciosas.
Em função disso, hoje em dia existem vacinas e vermífugos de alto padrão, como a Octocell, eficazes, respectivamente com 8 antígenos responsáveis pela prevenção da saúde do seu cão.
Além delas, o Labovet possui também em seu quadro o Vermkill, vermífugo oral de amplo espectro para combater vermes indesejados do seu pet.
Cuide e valorize do seu pet. Siga um calendário correto de vermifugação e vacinação, indicado pelo Médico Veterinário!
Conheça os produtos do Labovet em: https://labovet.com.br/produtos
Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126