As vacas leiteiras são de grande relevância para a pecuária brasileira. Por isso é importante que o produtor rural atente-se aos principais indicadores na produção de leite e invista em produtos de qualidade para manter o gado leiteiro saudável e produtivo.
O que são indicadores do gado leiteiro?
São números gerados através de anotações diárias para saber os aspectos primordiais a considerar na apreciação do bem-estar animal.
QUAIS OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE UMA PROPRIEDADE LEITEIRA
A partir dos indicadores do gado leiteiro, tem-se uma análise assertiva e controle desses dados para perceber quais aspectos precisam ser reavaliados na propriedade para maximizar a eficiência reprodutiva animal.
A implementação de estratégias são realizadas a partir dos indicadores de grande valor, como critérios de avaliação de desempenho de uma propriedade de rebanho leiteiro, tais como:
Produção por vaca em lactação
A produção de leite diária e a quantidade de vacas irão compor esse indicador. Ele avalia o processo econômico de acordo com a eficiência de produção do animal: litros/vaca em lactação/dia.
De acordo com os dados da Embrapa a média nacional de produção por animal verificada em 2020 foi de 2.192 litros/vaca/ano, aumento de 2,37% ante 2019. Entre os estados com as maiores produtividades, destacaram-se Santa Catarina, ordenhando 3.716 litros/vaca/ano, Rio Grande do Sul, com 3.695 litros/vaca e o Paraná, com 3.490 litros/vaca/ano.
Partindo do princípio de que as vacas leiteiras precisam estar em perfeito estado nutricional e de sanidade, o indicador de produção por vaca em lactação é fundamental para mensurar a qualidade do rebanho.
Como exemplo disso, tem-se a vaca da raça holandesa, Fini Renegade Beatrix , campeã do torneio de produção do Agroleite , da qual produz mais de 100 litros de leite em um único dia.
Por isso, é importante conhecer a média de produção leiteira diária do animal para entender vantagens e possíveis lucros com o controle periódico.
Vacas em lactação em relação ao total do rebanho
A porcentagem ideal de vacas em lactação no total de um rebanho é de 83% . Essa média é o resultado de um período ideal de lactação, sendo 10 meses, dividido pelo intervalo de partos (12 meses).
Neste indicador, o número total de vacas em lactação é dividido pela quantidade de animais na propriedade, como vacas em lactação, bezerras em aleitamento, reprodutores, vacas secas e novilhas. Após o resultado da operação matemática, multiplica-se o número encontrado por 100.
A análise a ser feita com esse indicador está relacionada ao potencial da propriedade rural na geração de renda e lucratividade.
Segundo a Médica Veterinária Ana Gabriela Postalli, que atua na região sul do Brasil, a porcentagem de vacas em lactação varia conforme o perfil da propriedade. Muitos produtores deixam o maior número de vacas em lactação no inverno, onde a quantidade de leite e o preço são maiores, sendo assim, aumentando o número de vacas secas em estações de maior temperatura, onde o estresse térmico é maior e a produção de pastagem não é tão abundante, consequentemente diminuindo a produção leiteira.
Lembrando que o período de tempo de uma vaca em lactação é de dez meses e o período ideal de secagem da vaca, dois meses.
Já parou para pensar quantos litros de leite são produzidos por hectare?
Este é o indicador de produção por área utilizada para a pecuária leiteira. Ele divide a produção anual de leite pela área destinada à produção de leite. O recomendável é que sejam produzidos anualmente 5.000 litros de leite por hectare.
Ou seja, os resultados dependerão não somente da quantidade de vacas leiteiras, mas também do tamanho da extensão territorial do produtor rural.
Sabendo que a utilização de indicadores comportamentais, de saúde e manejo na avaliação de bem-estar em vacas leiteiras é imprescindível na ascensão econômica da pecuária leiteira, o Labovet é uma parceria que atravessa gerações.
Trabalhamos com tradição e eficiência, garantindo saúde e bem-estar animal com vacinas, medicamentos terapêuticos e produtos de embelezamento para animais de criação.
Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126