O pedilúvio é uma caixa onde se coloca a solução desinfetante para que o animal pise no local e desinfete o casco e a pele próxima dele. No Brasil a mais comum é a de passagem, onde os animais seguem em fila passando por duas caixas, uma contendo desinfetante e a outra água. Ao entrar na caixa, ficam parados por volta de 5 minutos para que a solução possa fazer efeito.
Apesar de ser um procedimento simples, existem alguns erros cometidos pelos produtores que podem comprometer o resultado. Confira:
1) Não utilizar a caixa no tamanho correto
O ideal é que a caixa tenha um pouco mais de dois metros de comprimento, para que o animal dê no mínimo 2 passos na solução desinfetante.
2) Não obedecer a diluição correta do produto
Siga corretamente as instruções do produto utilizado. No caso do nosso N.P.T, você irá utilizar 1 litro do produto para 19 litros de água limpa.
3) Forma incorreta da profundidade
O pedilúvio deve cobrir até a sobreunha do animal, a parte acima do casco, pois toda essa parte está sujeita à lesões, sendo indicado no caso o uso de aproximadamente 15 centímetros.
4) Ultrapassar a quantidade de animais na travessia
O indicado seria seguir a proporção de 130 animais para 200 litros. Caso ultrapasse esse número, ocorrerá o acumulo de sujeira e a solução perde a eficácia.
5) Não limpar os cascos antes do pedilúvio
É conveniente que ao entrar no pedilúvio, os animais tenham as patas limpas, o que favorece a ação do produto. Em rebanho muito infectado é aconselhável a higiene dos cascos (corte e remoção dos tecidos necrosados).6) Não efetuar a limpeza com frequência
Para animais em piquetes, uma vez por semana. Para animais em confinamento, deve ser feito 3 vezes por semana.7) Usar o pedilúvio para tratar lesões
Esse procedimento é para prevenir lesões. Caso seu animal esteja lesionado o ideal é tratar antes de fazer o pedilúvio, pois ele pode atrasar a cicatrização.
Seguindo estes passos corretamente, é possível prevenir a dermatite digital e várias outras lesões em seu rebanho. Conheça o nosso N.P.T e previna-se: http://labovet.com.br/produtos/n-p-t/