Blog Grandes Animais

Voltar

ACUPUNTURA VETERINÁRIA

2023-03-14 15:29:33
Labovet
16
mar2023
CAPA_blog_-_ACUPUNTURA_equina

Técnica em equinos promove recuperação e até melhora o desempenho funcional

A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa que atua no equilíbrio do organismo, através da introdução de agulhas em determinados pontos do corpo, chamados de acupontos.

De acordo com a técnica, a energia circula nos chamados meridianos, que são pontos que percorrem canais relacionados aos órgãos em trajetos invisíveis no corpo.

A palavra “acupuntura” vem de duas palavras do latim. “Acus” que significa agulha e “Pungere” que significa puncionar. Mas a técnica pode utilizar outras formas de estimulação como: acupressão, eletroacupuntura, moxabustão, implantação, laser, injeções e indução magnética.

Funcionalidades da Aplicação em Tratamentos de Patologias

A técnica utiliza os acupontos para tratar patologias ortopédicas, musculares, neurológicas, renais, hepáticas e endócrinas.

O Médico Veterinário, Pedro Meneghetti, é especialista em Reabilitação Veterinária e explica como funciona a aplicação de agulhas nos acupontos. “É realizada a punção com agulhas descartáveis em pontos específicos do corpo, normalmente com duração de 20 minutos. Esses pontos são locais de altas terminações nervosas que estão distribuídos ao longo dos principais nervos periféricos do corpo. Os pontos, assim como suas associações, são determinados pelo tipo de patologia, bem como o intuito do tratamento”, conta.

 

O objetivo da acupuntura veterinária é restabelecer o equilíbrio do organismo. Dentre os diversos benefícios, os principais são: alívio da dor, ação anti-inflamatória, relaxamento muscular, aumento da imunidade, recuperação motora, regulação das funções orgânicas e ativação de processos regenerativos. É uma técnica que pode ser aplicada a cada dois a três dias em casos agudos, já em casos crônicos, uma vez por semana durante quatro a oito semanas.

Após a recuperação do animal, recomenda-se uma análise semestral do animal. Entretanto, a duração do tratamento, associações com outras técnicas e/ou métodos ‘convencionais’ serão sob critério do Médico Veterinário responsável.

Equinos

Nos equinos, a acupuntura é utilizada para auxiliar no tratamento dos déficits que resultam na diminuição da performance do animal, incluindo as lesões. “Os equinos respondem muito bem e de forma rápida a esta modalidade de tratamento. Assim como na medicina esportiva humana, a acupuntura é uma grande opção de tratamento pré e/ou pós-atividade esportiva. Em cavalos atletas, ela é uma aliada na prevenção e no tratamento de lesões musculoesqueléticas”, explica Pedro Meneghetti.

A Médica Veterinária e especialista em Equinos, Laura Halinski, explica as causas das lesões nos animais e como a acupuntura pode ajudar esses atletas. “As lesões causadas por esportes são, muitas vezes, resultados de estresse sobre tecidos enfraquecidos e/ou sistema imunológico debilitado. A técnica de acupuntura combinada ao correto encilhamento, casqueamento e técnicas de montaria, resultam em uma melhora no desempenho, atingindo aproximadamente 85% dos equinos tratados, retornando ao mesmo nível, ou nível superior do desempenho original”, esclarece Laura Halinski.

A acupuntura pode ser associada a outras técnicas de reabilitação como fisioterapia, ozonioterapia e quiropraxia. Sempre com o acompanhamento de um Médico Veterinário para determinar a periodicidade e continuidade de cada técnica. “Tudo depende da injúria a ser tratada e a estratégia determinada por cada profissional”, destaca a Médica Veterinária.

A técnica é usada não só como tratamento para alguma patologia, mas também como prevenção.Ela age sobre todo o sistema nervoso estimulando o mecanismo de compensação e equilíbrio em todo o corpo, prevenindo ou sanando o processo de doença que o animal está”, observa a Veterinária.

Com isso, nota-se a relevância da acupuntura veterinária como método preventivo na manutenção do bem-estar animal , da qual melhora o desempenho funcional, complementando os métodos tradicionais.

Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126