CARRAPATOS PODEM CAUSAR GRANDES PREJUÍZOS AOS REBANHOS BOVINOS

A predominância excessiva de carrapatos-do-boi gera grandes prejuízos e muita dor de cabeça ao pecuarista e ao próprio animal. Saiba mais nesta matéria!

A predominância excessiva de carrapatos-do-boi gera grandes prejuízos e muita dor de cabeça ao pecuarista e ao próprio animal. As infestações de carrapatos trazem sérias consequências aos bovinos, como lesões de pele, que podem evoluir para infecções por miíases, prostração, diminuição da produção de leite, perda de peso, anemia e a evolução do quadro clínico pode resultar na morte do animal.

Os danos do carrapato não estão limitados apenas à perda de sangue do animal, o carrapato contaminado pode transmitir diversas doenças, entre elas a Tristeza Parasitária Bovina, enfermidade que cursa com diversos sintomas e em muitos casos resulta no óbito do animal, transmitida pelo carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus.

Além de tantos problemas à saúde do animal, tem também fatores que enfraquecem a economia do país. Segundo pesquisas da Embrapa, são quase R$ 9 bilhões por ano os danos causados pelo carrapato-do-boi, valor que poderia ser diminuído caso houvesse prevenção e tratamento adequado.

PRINCIPAIS FORMAS DE TRATAR E PREVENIR O CARRAPATO DO BOI

De maneira geral, existem dois métodos de tratar e prevenir o carrapato e melhorar significativamente o bem-estar do rebanho bovino, ressaltando que a aplicabilidade depende de alguns fatores que serão explicados abaixo:

 

CONTROLE ESTRATÉGICO

O controle estratégico é indicado como forma de conter esses parasitas que tanto assolam o rebanho. Essa técnica visa iniciar um tratamento adequado nos animais com produtos realmente eficazes durante todo esse período crítico de infestação.

O Carbeson, antiparasitário externo com tradição e eficácia comprovada, é uma das indicações para esse controle. Ele possui dois princípios ativos, Clorfenvinfos e D.D.V.P, capazes de eliminar esses parasitas. Para mais informações, consulte a bula do produto.

Lembrando que é importante prestar atenção às condições climáticas favoráveis e desfavoráveis nesse processo.

CONTROLE TÁTICO

O controle tático é um método utilizado em situações de maior risco, com animais altamente infectados. Esse método também está inserido no controle estratégico, no entanto, não respeita um cronograma, mas visa resolver a infestação desses animais.

E é imprescindível se atentar às dicas de aplicação dos produtos e manejo dos animais, como por exemplo:

– Equipamento seguro e adequado de proteção para a aplicação;
– Aplicação adequada dos ectoparasiticidas;
– Atenção a todo o manejo para evitar intoxicação;
– Evitar aplicação em dias de sol intenso;
– Respeitar as indicações e recomendações de bula do produto;

E claro, sempre com a prescrição de um Médico Veterinário.

Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126

Uma excelente opção de tratamento para carrapatos oferecida pelo Labovet é o antiparasitário externo Carbeson, que combina a ação carrapaticida e bernicida contra infestações de carrapatos que acometem o animal bovino.

Saiba mais e acesse: https://labovet.com.br/produtos/carbeson

 

Gostou deste conteúdo?

Siga nas redes sociais

Compartilhe este post

Produtos Relacionados:

DESTAQUE
Ectoparasiticida para pulverização no combate de carrapatos e bernes.

Produtos Relacionados

DESTAQUE
Ectoparasiticida para pulverização no combate de carrapatos e bernes.

Você também pode gostar…

Precisa de ajuda?

Escreva um e-mail

Escreva para [email protected] e conte com nossa ajuda.

Envie uma mensagem

Envie uma mensagem para nosso WhatsApp e fale conosco.

Fale com o SAC

Contate o nosso SAC pelo número: 0800 703 1346

Acesse nosso catálogo e conheça todos os produtos.

Conheça nossa linha completa de produtos com garantia de qualidade para prevenção e tratamento de animais de pequeno, médio e grande porte.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?