A vacinação é a forma mais eficaz de evitar doenças. Com a pandemia de COVID-19, ficamos preocupados com a contaminação pelo coronavírus, mas não podemos esquecer de buscar proteção contra outras doenças endêmicas que podem causar complicações médicas, é o caso da gripe H1N1, que também já foi uma pandemia. O bem-estar de todos é prioridade para o Labovet, e por isso foi realizada a vacinação contra essa doença de todos os colaboradores da fábrica em Feira de Santana, na Bahia.
Por que a vacinação é importante?
Manter-se longe de contaminações e doenças é importante para todo mundo, afinal ninguém gosta de ficar em cima de uma cama sentindo dores e cansaço. Entretanto, para além de proteger o organismo de doenças, a vacinação é importante para as empresas manterem a saúde do ambiente corporativo e a produtividade de todos.
Ambientes sem ventilação são mais propensos a disseminação de agentes infecciosos. Mesmo com o uso de máscaras obrigatório. Portanto, é importante manter todos vacinados e livres de doenças.
O que é a H1N1?
A H1N1, também conhecida como Influenza A, é causada por um vírus com o mesmo nome e os sintomas são semelhantes aos da gripe comum. Esse vírus é resultado da mutação entre o vírus humano da gripe, o vírus da gripe aviária e o vírus da gripe suína, como foi chamada inicialmente.
Em 2009, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a pandemia mundial de H1N1. A doença foi controlada no Brasil com barreiras sanitárias nos aeroportos e nas capitais, além de um monitoramento diário dos casos com a ajuda dos estados e municípios. Posteriormente foi disseminada a vacinação para todos.
E como é feita a vacina contra a H1N1?
A vacina da Influenza A é feita com o vírus (H1N1) da doença inativo e fracionado. Existem dois tipos: a trivalente, que promove a imunização contra dois vírus da influenza A e contra uma cepa do vírus da influenza B; e a tetravalente, que além destes imuniza contra outra cepa do vírus influenza B.
O Labovet promoveu a vacinação contra H1N1 de 212 colaboradores com a vacina tetravalente, proporcionando uma maior imunidade.
A vacinação contra a H1N1 no Labovet
Os colaboradores do Labovet receberam a vacina no dia 12 de maio, na própria unidade em Feira de Santana. A vacinação foi realizada pelo Sesi Saúde da cidade e o Labovet custeou 100% do valor da vacina para seus funcionários.
Alguns colaboradores, que não conseguiram tomar a vacina no dia 12, poderão ir depois até a sede do Sesi Saúde para realizar a vacinação.
Fonte: Beecorp, Drauzio Varella, Blog Saúde – MS.