As alergias em animais são causadas por diversos fatores externos, presentes no dia a dia, como o pólen, a poeira, os ácaros, bolores e até químicos e componentes presentes em produtos para pets. São chamados de alérgenos, que promovem a hipersensibilidade do sistema imunológico.
Sabe quando o seu animal de estimação se coça sem parar, tem queda de pelos, vermelhidão na pele, perde o apetite ou apresenta comportamentos como lamber e morder diversas partes do corpo? Esses são sinais de que algo não vai bem, e que, muito provavelmente, ele pode ter algum tipo de alergia.
É possível prevenir as alergias tomando alguns cuidados para afastar o seu pet de substâncias causadoras das irritações. Acompanhe as 5 dicas que preparamos para garantir o bem-estar do seu pet.
1. Cuide da alimentação do seu animalzinho
Mesmo as melhores rações do mercado podem causar reações alérgicas ou ativar anticorpos que produzem as histaminas (substâncias que ativam as alergias). É aí que é preciso ficar atento: a alergia alimentar, diferente de uma intoxicação, pode demorar um tempo para se manifestar, pois requer o acúmulo da substância que causa a reação.
Para evitar as alergias alimentares, você deve escolher uma ração adequada à raça do seu pet ou então optar por aquelas que são hipoalergênicas.
2. Mantenha longe os parasitas e bactérias
Pulgas, sarnas e infecções causadas por bactérias também podem desencadear um quadro alérgico no seu animalzinho de estimação. Para evitar esse tipo de alergia, o ideal é fazer a higiene com produtos para pet que contenham elementos inseticidas e antibactericidas.
Shampoos e sabonetes com ação antipulgas e que previnem a ação de carrapatos são ótimos para manter seu pet longe de alergias e devem ser usados uma vez ao mês. Já os banhos são recomendados a cada quinze dias, mas se o pelo do seu pet não for longo, a frequência pode ser semanal.
3. Atenção aos rótulos dos produtos para pets
Perfumes, shampoos e sabonetes, além de produtos químicos utilizados na limpeza da casa, podem conter elementos que causem alergias no seu bichinho de estimação. Fique de olho nos rótulos e evite usar aqueles que contenham ácidos bóricos, peróxido de sódio, sulfúrico, fosfórico, silicato de sódio, óxido de cálcio, amônia, cloro, hipoclorito de sódio, treitanolamina, hidróxido de sódio e potássio, clorídrico e oxálico, sulfúrico e bissulfeto de sódio.
4. Limpe com frequência o local onde seu pet vive
Micro-organismos presentes no ar também podem causar alergias. Ácaros, pólen, bolores e poeira são os principais elementos que causam espirros e problemas de pele (dermatites e alergias cutâneas). Para evitar alergias causadas por eles, o ideal é manter a limpeza constante do local onde o animal vive. Além de limpar a casinha, troque com frequência almofadas e cobertores onde ele dorme, lavando-os sempre com produtos para pets neutros.
5. Consulte o veterinário para diagnosticar as alergias
Se você observar uma mudança de comportamento e outros sintomas que possam indicar algum tipo de alergia, marque uma consulta com o veterinário para que ele dê o diagnóstico e levante os fatores que podem ser a causa das crises alérgicas do seu pet.
A gente sabe que os animaizinhos de estimação são como filhos, e os sintomas alérgicos costumam deixá-los estressados e inquietos. Mas lembre-se que somente o veterinário pode orientá-lo para que o seu pet melhore. Por isso, nada de dar a ele medicamentos sem prescrição do profissional, combinado?
Seu animalzinho tem algum tipo de alergia? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe sua experiência conosco! Aproveite e conheça nossos produtos para pets especialmente pensados para a beleza e saúde do seu animal de estimação.