Boa parte dos tutores só se dá conta de que seu cachorro está pedindo socorro depois de perceber que ele está há vários dias sem comer. Não saber identificar os sinais de alerta pode agravar ainda mais o problema e prejudicar a saúde animal.
Assim como nos humanos, um diagnóstico precoce favorece o tratamento e evita que seu pet sofra em silêncio. Por isso, é super importante estar atento a alguns sinais! Além de sintomas genéricos, como a falta de apetite, de ânimo e o tremor, outras atitudes podem indicar que seu cão está te pedindo socorro! Para ajudar você a entender esses sinais, confira o post que preparamos!
Respiração ofegante
Se o seu amigão está ofegante sem razão aparente, ou seja, sem praticar nenhuma atividade intensa, algo pode estar errado. A respiração ofegante é, também, um indicativo de dor e o ideal é prestar atenção e consultar o veterinário.
Esfregar a pata no rosto
Se o seu cachorro fica continuamente esfregando a pata, como se estivesse coçando o focinho, ele pode estar com algum problema nos olhos. Esse é o principal sinal de cães que estão com alguma irritação nos olhos.
A atitude de esfregar as patas no focinho também pode ser sinal de problemas dentários e a visita ao veterinário também é super indicada. Nos casos mais graves, é bom avaliar uma possível irritação ou inflamação na boca ou garganta do animal.
Tossir ou engasgar
Muitos donos acham que, ao tossir, o seu cão está se engasgando, mas, às vezes, pode ser apenas tosse. Se ela for frequente, é melhor prestar atenção, pois pode ser que seu amigão esteja com um quadro de gripe canina, ou até uma bronquite!
A gripe canina é causada por um vírus (H3N8) que não afeta humanos, mas se transmite entre cães. A doença que é mais comum em períodos de clima frio e seco e em locais onde existe uma concentração maior de animais, como hotéis e canis, por exemplo. Um cão gripado, além de tossir de forma persistente, também apresenta coriza, espirros e febre. Para evitar a doença, o ideal é manter seu animal vacinado regularmente.
A tosse do cão também pode estar relacionado com um quadro alérgico ou mesmo genético. Por se tratar de uma doença crônica e somente o veterinário pode diagnosticar e prescrever a medicação correta.
Se o seu pet já conta com certa idade e é de pequeno porte, a tosse também pode ser indício de algum problema nas vias respiratórias, podendo ser causada pela flacidez.
A doença cardíaca em cães também tem como sintoma a tosse, por isso, é importante ficar de olho! A tosse também é um pedido de socorro. Caso seu pet fique doente, busque o veterinário para que ele possa ser medicado da melhor forma.
Lamber partes do corpo
De modo geral, os cães lambem suas feridas, o que deve ser evitado para que não ocorra uma infecção. Porém, se não existem machucados, as lambidas de forma excessiva em uma mesma parte do corpo podem indicar alergia, dermatite e até dores na região.
Caso seu animalzinho não pare de se lamber, é melhor agendar uma consulta com o veterinário.
Mancar
Se o seu cão está mostrando dificuldade para andar e está mancando, esse é outro sinal de alerta. Mancar pode indicar problemas ósseo, articular, ligamentar e muscular. Cães que evitam subir escadas ou subir no sofá também podem estar com problemas.
Salivar de modo excessivo
Caso seu pet esteja babando demais, ele pode estar com algum problema no estômago ou ainda com náusea. Em casos mais extremos, após o diagnóstico do veterinário, o animal deve ser medicado com urgência.
Esses são apenas alguns dos sintomas que devem ser interpretados como pedidos de socorro! Além dessas, qualquer mudança de comportamento deve ser observada e, na dúvida, consulte sempre o veterinário!
Quais são os sinais que seu amigão demonstra estar pedindo socorro e que chamam a sua atenção? Conte para gente pelos comentários.